Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac firma parceria para mestrado e doutorado com USP e Unesp

Ufac firma parceria para mestrado e doutorado com USP e Unesp

por Ascom02 publicado 22/01/2013 09h55, última modificação 22/01/2013 13h44
Acordo prevê investimentos nas áreas de Saúde e Engenharia

A vice-reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, participou ontem à tarde, 21, no gabinete do governador Tião Viana, de reunião para firmar parcerias nas áreas de saúde e engenharia.

"O governador orientou que a Fundação de Amparo à Pesquisa estimule e apoie as universidades para que seus quadros de professores sejam 100% de doutores. Ao longo do ano teremos várias iniciativas. O estímulo e o apoio são importantíssimos", destacou Pascoal Muniz, diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapap).

Na área de Engenharia, a parceria ocorrerá com a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Para área de saúde, a parceria está sendo firmada entre a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e a Ufac.

"Isso contribui para a formação de bons profissionais nessas instituições. A nossa proposta é de oferecer, inicialmente, 30 vagas. Um comitê será montado para construir a agenda de critérios de seleção. O processo ainda está na etapa embrionária, mas de forma muito acelerada nós esperamos terminar tudo ainda neste semestre", explicou o chefe do Departamento de Engenharia da Unesp, Jairo Lima.

Formação para saúde

A parceria entre a Ufac e a Faculdade de Saúde Pública de São Paulo deu início ao processo de seleção dos candidatos para o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em dezembro passado e deve encerrar no final deste mês.

Suely Melo, secretária de Saúde, explicou que para esse doutorado o público-alvo é composto por docentes da Ufac e profissionais do serviço de saúde na proporção de 70% e 30%, respectivamente. Ela informa que o investimento do governo por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) será de aproximadamente R$ 1,6 milhão.  O curso tem previsão de duração de quatro anos com parte da carga horária sendo cumprida em São Paulo. "Com essa qualificação profissional, quem ganha são os usuários do serviço público. As pessoas estão se qualificando para formar outros profissionais", comentou a secretária de Saúde.

(Com informações da Agência de Notícias do Acre.)