Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac firma parceria para Minter em Administração

Ufac firma parceria para Minter em Administração

por Ascom02 publicado 04/03/2016 16h37, última modificação 04/03/2016 16h37

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, assinou convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na tarde dessa quinta-feira, 3, para oferta de mestrado interinstitucional (Minter) em Administração. O curso é destinado aos servidores técnico-administrativos da Ufac e visa promover, além da capacitação acadêmica, a melhora dos processos administrativos da universidade e a valorização dos servidores.

A Ufac já vinha utilizando esta modalidade de curso — Minter, além de doutorado interinstitucional (Dinter) — para formação de professores em nível de mestrado e doutorado. Uma das características dessas modalidades é a não liberação total do servidor de suas funções, pois algumas disciplinas são feitas na própria Ufac e outras na sede da instituição ofertadora.

“Quando nos propomos a disputar a eleição para a Reitoria, firmamos um compromisso com os servidores técnico-administrativos, que reivindicavam um mestrado para a categoria. É importante para os professores e também para os técnicos”, lembrou o reitor Minoru Kinpara. “Assumimos esse compromisso e hoje o estamos honrando.”

O curso, que está em fase de seleção, faz parte do programa de pós-graduação em Administração, da Escola de Administração da UFRGS. As primeiras atividades em sala de aula começam no dia 11 de abril. A partir daí, os alunos terão 24 meses para concluir o mestrado.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, ressalta a importância de qualificar os servidores técnico-administrativos. “Esse curso visa, também, à melhora da qualidade da execução das atividades administrativas, além da melhora da remuneração destes servidores, pois, dessa forma, eles irão progredir na carreira”, declarou.

O curso recebeu 25 inscrições para 30 vagas oferecidas. Houve uma pré-seleção com base no teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), em que o candidato tem que ter uma nota mínima de 300 pontos.

“Alguns técnico-administrativos que já haviam sido aprovados no teste da Anpad optaram por fazer o Minter em Direito e outros por fazer o Minter em Letras, em Cruzeiro do Sul, o que diminuiu o quantitativo”, explicou Batista.

Capacitação como valorização dos servidores

A Ufac oferta, além do Minter em Administração, o Minter em Direito, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), e o Mestrado em Letras, que acontece na Ufac, campus de Rio Branco.

O Minter em Letras teve uma turma especial, criada em Cruzeiro do Sul. O objetivo é capacitar os servidores técnico-administrativos daquela cidade, que em sua maioria são professores formados em Letras ou Pedagogia.

“É a democratização das oportunidades no interior do Estado. Como gestão superior, temos nos preocupado em atender tanto os professores quanto os técnico-administrativos”, ressaltou Kinpara.

Os mestrados interinstitucionais atendem, prioritariamente, os servidores da Ufac, mas também oferecem vagas para instituições parceiras, como Instituto Federal do Acre (Ifac) e Ministério Público do Acre, além de vagas para a comunidade em geral.

Postado em: 4/3/2016