Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac Florestal Júnior é a primeira empresa júnior da universidade

Ufac Florestal Júnior é a primeira empresa júnior da universidade

por Ascom02 publicado 19/06/2013 09h51, última modificação 19/06/2013 09h51
Empresa criada há dois anos por universitários realiza projetos e promove eventos e cursos

Acadêmicos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac) formaram a primeira empresa júnior da universidade, a Ufac Florestal Júnior.

Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída por estudantes de graduação, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e a sociedade em geral nas suas áreas de atuação, sob supervisão de professores e profissionais especializados.

A iniciativa surgiu após os alunos terem contato com uma experiência apresentada durante um minicurso na 5ª Semana Florestal, realizada em 2011. A partir daí, eles se organizaram e deram início ao processo de formação da empresa.

O ano de 2012 foi de estruturação e documentação. Já neste ano, a empresa passou a atuar na realização de projetos, eventos e cursos, como a “Neutralização de CO2 do 1º Simpósio Internacional de Agroecologia do Acre”, a “Implementação de SAFs experimental no campus da Ufac”, a “Utilização de minhocas para ciclagem de resíduos orgânicos oriundos do Restaurante Universitário da Ufac”, o projeto “Ufac Carbono Zero” e o workshop “A extensão rural do Acre no século 21”.

Segundo o presidente da empresa, Hycaro Mattos, o objetivo da associação é contribuir para a formação acadêmica. “Temos como principais objetivos propiciar o desenvolvimento profissional e pessoal dos alunos, dando-lhes oportunidade de aplicar o conhecimento teórico aprendido em sala de aula em trabalhos práticos de consultoria, além de fornecer experiências organizacionais e fomentar o empreendedorismo em nossa região”, disse.

A Ufac Florestal Júnior conta com a participação de 18 pessoas e sua diretoria é formada pelo presidente, Hycaro Mattos, o diretor de Marketing, João Bosco de Oliveira Júnior, diretor de Projetos, Lucas da Silva Monteiro, diretora do Financeiro, Brenda Karolyne Oliveira de Melo, diretora de Gestão de Pessoas, Karina Costa da Frota e a diretora de Qualidade, Elaine Lopes.  Além disso, a empresa tem mais de 80 associados que são beneficiados com os cursos e workshops promovidos.

Para conhecer mais o trabalho realizado pela Ufac Florestal Junior, entre em contato pelo e-mail empresaflorestaljr@gmail.com ou curta a página da empresa no Facebook: https://www.facebook.com/FlorestalJr?fref=ts.

Como surgiram as empresas juniores?

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) nasceu na França, em 1976, com a criação da primeira empresa júnior na L'Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris (Essec). A partir daí o movimento se proliferou pelos demais países da Europa.

No Brasil, o conceito chegou no final da década de 1980, por iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-França. Foi nesse período que surgiram as primeiras empresas juniores no Brasil: em 1988, nasceu a pioneira Empresa Júnior Fundação Getúlio Vargas. Depois das pioneiras, muitas outras empresas juniores foram criadas por diversas universidades brasileiras.

Hoje, existe a Brasil Júnior, a confederação brasileira de empresas juniores. Criada em 2003, a finalidade da instituição é propor e repassar diretrizes nacionais que devem ser adotadas pelas federações estaduais, de modo a regulamentar a atividade das empresas juniores em âmbito nacional.