Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac garante matrículas para curso de Física em 2016

Ufac garante matrículas para curso de Física em 2016

por Ascom02 publicado 15/01/2016 16h25, última modificação 15/01/2016 18h20
Curso recebe conceito quatro após reestruturação do Projeto Pedagógico e infraestrutura e garante oferta de vagas em 2016

A administração superior da Universidade Federal do Acre (Ufac) conseguiu viabilizar junto a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), a medida cautelar, publicada em dezembro, que suspendia a oferta de novas vagas para o curso de Física. Após reconsideração do MEC, o curso que recebeu nota quatro, em avaliação in loco, devido as reestruturações do PPC e infraestrutura realizadas nos anos de 2013 e 2014, teve medida cautelar revogada e ofertou vagas para o primeiro semestre de 2016.

A decisão, que foi publicada na última quinta-feira, 14, foi baseada em avaliação do projeto político pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura. Nesses três itens, o curso de Física obteve notas iguais ou superiores a três, ficando com nota quatro no conceito geral. A Seres entendeu que não cabia a medida cautelar, que foi assim revogada.

A pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli, destaca o empenho da administração superior em reverter a decisão. “Conseguimos mostrar que estamos no caminho certo. A administração superior tem feito o possível para consolidar os cursos de graduação”, afirmou Aline. “É um resultado muito positivo. Ganham a universidade, os professores, os estudantes e a comunidade acriana, pois as vagas de Física são mantidas.”

O curso estava disponível no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2016 e recebeu 782 inscrições.

Entenda o caso

O curso de Física da Ufac, ministrado no campus de Rio Branco, constava em uma lista divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) com cursos que obtiveram notas entre um e dois no CPC, um indicador de qualidade, numa escala que vai até cinco. A lista foi divulgada no Diário Oficial da União, em 23 de dezembro de 2015. Na ocasião, o curso foi declarado “insatisfatório” e, com base nos dados obtidos, o órgão determinou-lhe a suspensão.

Postado em: 15/1/2016