Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac homenageia servidoras pelo Dia da Mulher

Ufac homenageia servidoras pelo Dia da Mulher

por Ascom02 publicado 07/03/2016 16h20, última modificação 07/03/2016 16h20

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, e a vice-reitora Guida Aquino participaram, na última sexta-feira, 4, do evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no Quiosque das Capivaras, no campus de Rio Branco. Com apresentação musical de Verônica Padrão, o evento reuniu servidoras, professoras e alunas em tarde de homenagens e celebração.

A vice-reitora destacou os avanços nas lutas pelos direitos das mulheres e a Lei Maria da Penha, que veio para enfretamento da violência contra a mulher. “Temos visto que os homens estão cada vez mais apoiando essa luta das mulheres, tanto na política quanto na sociedade, e no Acre não é diferente”, disse Guida. “Temos buscado essas melhorias e melhores condições para todas nós. A mulher não é o sexo frágil, é o sexo forte.”

O reitor agradeceu a contribuição que as servidoras têm dado à universidade. “Parabéns a todas vocês pelo papel que têm desempenhado, sejam professoras ou técnico-administrativas. A sua contribuição tem sido fundamental para que a nossa instituição seja cada dia mais valorizada”, disse Kinpara.

Em Cruzeiro do Sul, o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher acontece nesta segunda-feira, 7.

Homenagens

O evento homenageou a primeira servidora da Ufac, Yacut Ayache, que foi coordenadora e professora da então Faculdade de Direito. “Me sinto muito honrada. Geralmente a gente faz, faz e é esquecida, mas a Ufac nunca esqueceu. Sempre está valorizando seus ex-servidores”, disse a homenageada.

Yacut comentou as mudanças no campus de Rio Branco. “Graças a Deus, estou viva para poder ver o que estou vendo. Essas mudanças me orgulham. Eu pensei que depois que Áulio Gélio [Alves de Souza, primeiro reitor da Ufac] saísse, a Ufac fosse fracassar. Eu me orgulho de ver como levantaram essa universidade. Me surpreendeu realmente. Nós merecemos tudo isso”, opinou Yacut.

Outra mulher homenageada foi a primeira aluna da Ufac. Maria Ferreira Martins de Araújo foi acadêmica da Faculdade de Direito, curso criado em 25 de março de 1964. Maria não pôde comparecer e foi representada por sua neta, Ana Carolina Russo. “Ela ficou muito emocionada e é com muita honra que recebo esta homenagem”, agradeceu. “Vou repassar a ela com todo meu carinho e admiração, em nome da universidade.”

Postado em: 7/3/2016