Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inaugura campus em Brasileia

Ufac inaugura campus em Brasileia

por Ascom-01 publicado 23/11/2015 10h35, última modificação 23/11/2015 10h36
Chamado de campus Fronteira do Alto Acre, tem estrutura para atender, inicialmente, 250 alunos

O campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Brasileia, agora é uma realidade. O prédio que abriga a terceira unidade fixa da instituição foi inaugurado na última sexta-feira, 20, em uma cerimônia que contou com a presença de representantes da administração superior da universidade, técnico-administrativos, alunos, autoridades municipais e estaduais, além da comunidade.

A estrutura onde começa a funcionar o campus Fronteira do Alto Acre fica localizada no quilômetro 9 da rodovia BR-317, estrada do Pacífico. Em uma posição estratégica da tríplice fronteira (Brasil, Peru e Bolívia), a área de 60 hectares (30 dos quais de reserva biológica destinados à pesquisa) foi doada pelo governo do Estado do Acre e abrigará, já a partir do próximo ano, os cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas. Estudantes do curso modular de Matemática e participantes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) serão os primeiros a utilizar as novas dependências.

“Olho para a universidade que temos hoje e a que vai se tornar nos próximos anos e vejo oportunidades. O grande sentido da Ufac é trabalhar para a realização de sonhos individuais, da comunidade e desse Estado”, destacou o reitor Minoru Kinpara. “O campus Fronteira do Alto Acre é tudo isso. É a chance de um filho seguir a carreira que sempre desejou, a oportunidade de educação superior e geração de emprego para a comunidade e, por fim, o investimento na vocação econômica da região através da seleção de cursos que visam o crescimento e desenvolvimento do Estado.”

O novo campus foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro do ano passado como parte de seu projeto de expansão. Está prevista, ainda, a contratação, de 120 novos servidores, entre professores e técnico-administrativos. A capacidade inicial do campus é de 250 estudantes.

Infraestrutura

De início, o campus de Brasileia contará com salas de aula, sala ambiente, laboratório de informática, biblioteca, sala de estudo, sala de reuniões, salas de professores, coordenações e diretoria de campo. Um total de 1.543 metros quadrados de área construída, com investimento de R$ 1,7 milhão, provenientes de emendas parlamentares do deputado federal Sibá Machado (PT-AC), que se fez presente na solenidade de inauguração.

“A universidade federal deu grandes passos nos últimos 50 anos, mas nesses últimos temos testemunhado uma especial expansão nas aéreas de conhecimento, investimento em pesquisa e reestruturação física. Nosso papel é apoiar e incentivar esse processo”, disse o parlamentar. “A interiorização da universidade é de extrema importância, não só pela geração de ciência e tecnologia, mas também pela movimentação econômica e social que produz no município. Vamos seguir, em Brasília, na busca por mais recursos. Ainda há desafios a serem vencidos.”

A próxima etapa de implantação inclui a construção de dois blocos de salas de aula, laboratórios, restaurante universitário e biblioteca ampliada, totalizando um investimento de R$ 15,4 milhões. “Essa é a parte inicial do projeto. A expectativa da Ufac é que, nos próximos dez anos, tenhamos, em pleno funcionamento no campus de Brasileia, dez cursos. Este é um sonho que começa a se realizar a partir de agora e confirma que estamos no caminho certo: o de levar avanço a regiões mais distantes da capital”, disse Kinpara.

Para a deputada estadual e ex-prefeita de Brasileia, Leila Galvão (PT-AC), a oferta de turmas regulares, a partir da instalação do novo campus universitário na cidade, trará integração e cidadania para a população local. “O dia de hoje representa um marco para a região do Alto Acre. A chegada da Ufac representa um salto na capacidade de formação para muitos dos nossos jovens que não tinham capacidade de se deslocar até Rio Branco, ou pagar caro, para concluir os estudos. Esse é um sonho de mais de 20 anos que segue em evolução, mas agora já no campo da realidade”, destacou Leila.

Entre as autoridades presentes na solenidade de inauguração estavam, ainda, a vice-reitora da Ufac, Guida Aquino; o deputado federal Leo de Brito (PT-AC); o deputado estadual Daniel Zen (PT-AC); o comandante da Companhia Especial de Fronteira, tenente-coronel Armindo Nunes de Medeiros; o conselheiro do Tribunal de Contas do Acre, Ronald Polanco e o assessor de comunicação do município de Brasileia, Junior Revolo, na ocasião representando o prefeito Everaldo Gomes.

Postado em: 23/11/2015