Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inaugura laboratório de manejo florestal

Ufac inaugura laboratório de manejo florestal

por Ascom-01 publicado 04/03/2016 09h32, última modificação 04/03/2016 09h32
Espaço foi garantido com recursos oriundos de emenda parlamentar de autoria do senador Jorge Viana

A Universidade Federal do Acre (Ufac) inaugurou o laboratório de manejo florestal do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), na manhã dessa quinta-feira, 3.  A solenidade de entrega contou a presença do reitor Minoru Kinpara; da vice-reitora Guida Aquino; do diretor do CCBN, Carlos Eduardo Garção; do coordenador do curso de Engenharia Florestal, Marco Antônio Amaro; do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), Mauro Ribeiro; e do senador Jorge Viana.

O espaço, que foi equipado com parte do investimento de R$ 500 mil, oriundos da emenda parlamentar de autoria do senador Jorge Viana, conta com materiais de informática, incluindo 28 computadores com capacidade de suporte a programas específicos da área, além de equipamentos de hidrologia florestal, como coletor de dados digitais, sensor de umidade, pluviômetro e sensor de radiação.

Esse é o terceiro laboratório vinculado diretamente ao curso de Engenharia Florestal. Ele subsidiará estudantes e professores nas aulas de disciplinas da graduação, como Manejo Florestal, Exploração e Transporte, Inventário de Florestas, Geoprocessamento, Estatística Experimental, Biomassa e Carbono. O espaço também vai atender o mestrado em Ciência Florestal, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em dezembro do ano passado.

“Essa inauguração representa mais um degrau da caminhada iniciada nos anos 2000, com a abertura do curso, e fortalecida no ano passado, com a aprovação do mestrado em Ciência Florestal. Através de uma articulação do nosso centro, da abertura da administração e do apoio externo, como o do senador Jorge Viana, temos conseguido avançar na pesquisa em graduação e pós-graduação. O laboratório de manejo florestal traz como maior ganho, sem dúvida, o fortalecimento da qualidade de formação dos nossos estudantes”, disse o coordenador do curso de Engenharia Florestal, Marco Antônio Amaral.

Convidado para ver de perto a aplicação dada pela universidade aos recursos por ele garantidos, o senador Jorge Viana disse que se considera um parceiro da instituição. “Nenhum lugar do mundo se desenvolveu sem investir em suas instituições de ensino. E é por isso que fazemos questão de manter nosso compromisso com a Ufac. Ver materializado um trabalho com recursos oriundos de uma emenda nossa, notar o avanço do curso de Engenharia Florestal, comemorar a aprovação do mestrado em Ciência Florestal, tudo isso nos faz seguir firmes no propósito de manter essa parceria, acreditando nos serviços da Ufac”, comentou.

O reitor Minoru Kinpara agradeceu a presença do senador e lembrou-se da presença constante do parlamentar nos projetos da instituição. “O senador participou de todos os momentos importantes do curso de Engenharia Florestal da Ufac, mas não só. Ele se mantém sempre aberto a receber a Ufac e apostar nos nossos projetos, o que é fundamental para que a universidade avance”, opinou o reitor. “Em tempos de crise, com o orçamento comprometido, a universidade só consegue crescer graças a essa disposição de manter parcerias. Não temos medido esforços para conseguir novos apoios e manter a Ufac em reta ascendente.”

Postado em: 4/3/2016