Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inaugura novo prédio de Nutrição
conteúdo

Ufac inaugura novo prédio de Nutrição

por Ascom02 publicado 26/03/2015 09h04, última modificação 26/03/2015 09h04

A Universidade Federal do Acre (Ufac) inaugurou, nesta quarta-feira, 25, o prédio do curso de Nutrição. As novas instalações possuem área construída de mais de mil metros quadrados, integrando uma sala de aula com capacidade para 49 alunos, 17 salas para professores e pesquisadores, três laboratórios, sala ambiente e área administrativa. Há, ainda, uma sala reservada para instalações da futura clínica de Nutrição.

O projeto para construção do bloco foi idealizado em 2009, ano de criação do curso, pelo professor, hoje aposentado, Pascoal Torres Muniz. O prédio recebeu o nome de Lúcia Kiyoko Ozaki  Yuyama, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), especialista em investigar o potencial nutricional e funcional dos recursos alimentares oriundos da biodiversidade amazônica, falecida no ano passado.

O prédio de Nutrição funciona ao lado do Arquivo Geral da Ufac, em frente ao lago.

Durante a solenidade de inauguração, a coordenadora do curso, Danila Torres, agradeceu a todos os envolvidos no projeto de construção desde a concepção até a execução da obra. “Desejo que esta seja uma etapa que represente melhoria na vida acadêmica”, destacou. “Que nossos alunos possam usufruir desse espaço da melhor forma possível.”

Para o reitor da universidade, Minoru Kinpara, o novo espaço deve representar uma ampliação do grau de produtividade e melhoria na qualidade de ensino. “Estamos investindo, cada vez mais, na melhoria da nossa estrutura para atender aqueles que são parte fundamental da nossa universidade: os estudantes”, disse. “Estamos entregando um espaço fundamental para professores e alunos, mas sabendo que há outros desafios e melhorias a serem garantidas. Continuar avançando é um compromisso assumido por nós.”

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração a vice-reitora Guida Aquino; o professor aposentado Pascoal Muniz; o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid; a pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli; e o pró-reitor de Administração, Thiago dos Santos.

Informações técnicas

Área total do prédio: 1.056,06 m²

Salas de professores: 16

Salas de coordenação: 2

Salas de secretaria: 2

Sala ambiente: 1 (60,98 m²)

Sala de aula: 1 (45,67 m², para 49 alunos)

Sala da futura clínica de nutrição: 1 (111,82 m²)

Sala para pesquisador: 1 (17,85 m²)

Laboratório de microbiologia de alimentos: 1 (61,36 m²)

Laboratório de técnicas dietéticas: 1 (61,42 m², espaço para 8 fogões)

Laboratório de técnicas de alimentos: 1 (76,99 m², espaço para 4 fogões)*

*Os laboratórios são revestidos com azulejo; têm bancadas, cubas profundas e torneiras com água quente e fria.

Postado em: 26/3/2015

(Ascom-Ufac)