Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inaugura Núcleo de Apoio à Inclusão em Cruzeiro do Sul

Ufac inaugura Núcleo de Apoio à Inclusão em Cruzeiro do Sul

por Ascom02 publicado 24/04/2013 14h02, última modificação 24/04/2013 14h02

A Universidade Federal do Acre (Ufac) inaugurou na segunda-feira, 22, no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI). A solenidade foi realizada no laboratório do Instituto da Biodiversidade e contou com a presença do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Cleilton França; da diretora do Centro de Educação e Letras (CEL), Maria José Morais; do diretor do Centro Multidisciplinar (CMULT), Paulo Bernarde; da coordenadora local do NAI, Aldenora Lima; do subprefeito do campus Floresta, Marcus Vale; além de professores, estudantes e técnico-administrativos.

O núcleo tem o objetivo de garantir o suporte técnico e didático-pedagógico aos usuários portadores de necessidades especiais no campus universitário. Para fornecer a acessibilidade, os edifícios passaram por adaptações, com a construção de rampas e banheiros apropriados. Os materiais didáticos também receberam alterações específicas para atender a necessidade dos estudantes.

“Esta ação afirmativa corrobora com o decreto nº 7.234 (Programa Nacional de Assistência Estudantil) e deflagra o processo da construção de uma universidade acessível e inclusiva”, destacou o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Cleilton França.

Na Ufac, 82 alunos estão matriculados com algum tipo de necessidade especial, nos aspectos físico, auditivo ou visual. O departamento também oferece técnicos, professores, palestras, seminários e cursos de extensão na área de libras e braile à comunidade acadêmica. Os cursos têm como função contribuir com a integração de pessoas que possuem algum tipo de dificuldade, possibilitando uma reflexão ampla sobre esse tema.