Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inaugura três novos blocos de salas de aula e auditórios

Ufac inaugura três novos blocos de salas de aula e auditórios

por Ascom02 publicado 04/04/2014 10h00, última modificação 04/04/2014 10h49

Os cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Engenharia Civil e o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Acre (Ufac) foram contemplados na manhã desta quinta-feira, 3, com novas salas de aulas e auditórios. A solenidade ocorreu às 9h e reuniu autoridades, acadêmicos, técnico-administrativos e a família dos homenageados.

Os três blocos possuem dois pisos e a área total de 1.534,58m² cada. Eles contam com oito salas de aula (70m²)  - quatro por andar – e outras nove salas que funcionarão como salas ambientes, administrativas e para reuniões.

Os novos prédios levam os nomes de Francisco Cavalcânti Mangabeira, Edilberto Parigot de Souza Filho e Omar Sabino de Souza, pelas contribuições que fizeram ao Estado. A escolha foi feita por meio de votação.

Na ocasião, foi lançado o logotipo em comemoração aos 50 anos de criação da Ufac e 40 anos de federalização.

Em sua fala, o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, cumprimentou os familiares dos homenageados e agradeceu o empenho de toda a equipe que contribuiu para a realização da obra. “É um motivo de muita alegria da nossa equipe estar vivendo e compartilhando esse momento. A história da Ufac foi construída por várias mãos e com muita dedicação e nós estamos felizes em fazer parte dela”, declarou.

Homenageados

Francisco Cavalcânti Mangabeira (Salvador, 1879 — 1904) foi um médico e poeta brasileiro. Era irmão dos políticos João Mangabeira e Otávio Mangabeira.

Foi voluntário na Campanha de Canudos como estudante de medicina. Diplomou-se em medicina em 1900. Fez parte, em Salvador, do grupo criador da Nova Cruzada, movimento de caráter simbolista. Médico da Companhia Maranhense, trabalhou na Amazônia, participando da campanha pela libertação do Acre, escrevendo o Hino Acreano e as Cartas do Amazonas para o Diário de Notícias de Salvador. Sua obra de poeta é das mais válidas dentro da atmosfera simbolista. Faleceu a bordo, entre Belém e São Luís.

Edilberto Parigot de Souza Filho nasceu em 17 de outubro de 1928, em Palmeira das Missões (RS). Diplomou-se em medicina pela Universidade do Paraná, em 1952. Oito anos depois, chegou ao Acre como membro de uma comissão governamental criada para o combate à malária.

Aqui fixou residência e desenvolveu suas atividades profissionais em ginecologia e obstetrícia. Casou-se com Maria do Perpétuo Socorro de Souza Gomes, advogada e procuradora do Estado do Acre, e dessa união vieram os filhos André Luiz e Luiz Henrique.

Além de atuar como médico exerceu outras funções, como Superintendente da Sucam, hoje Fundação Nacional de Saúde, secretário Municipal e Estadual de Saúde e membro da Associação Médica Brasileira, do Conselho Estadual de Saúde entre outros.

Ingressou na Ufac como professor em 1970 e no curso de Direito ministrou as disciplinas de Medicina Legal e Estudos dos Problemas Brasileiros. Também foi professor de fisiologia, Direito Internacional privado e representante da Ufac no Conselho Diretor da Cruz Vermelha do Estado.

Omar Sabino de Paula, filho de João Sabino de Paula e Geralda Sabino de Paula, nasceu em Manoel Urbano (AC) em 25 de julho de 1932. Foi advogado, professor e político brasileiro.

Exerceu diversos cargos públicos e, em 1974, com a criação da Ufac, tornou-se professor do curso de Direito e reitor da instituição no período de março de 1983 a setembro de 1984. Faleceu no Rio de Janeiro, em 22 de julho de 2011, aos 78 anos.

Postado em: 4/4/2014.