Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inicia 3ª etapa de valorização dos feijões do Juruá

Ufac inicia 3ª etapa de valorização dos feijões do Juruá

por Ascom02 publicado 22/06/2016 10h01, última modificação 22/06/2016 10h01

Neste mês de junho, a Universidade Federal do Acre (Ufac), através do Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá, iniciou a terceira etapa do trabalho de valorização dos cultivares crioulos de feijões produzidos no Vale do Juruá.

Foram confeccionados 25 quadros que expõem a diversidade de feijões da região. Esse material está sendo distribuído, gratuitamente, para instituições públicas, organizações civis e imprensa, com o objetivo de estimular o consumo e valorizar a cultura acriana.

Para o professor Eduardo Mattar, um dos organizadores do trabalho, os feijões do Juruá possuem valor diferenciado. “Os sistemas de produção utilizados pelos agricultores raramente utilizam, durante o cultivo, defensivos agrícolas e adubos químicos”, disse. “Tal condição favorece a qualidade dos feijões produzidos por aqui.” Além disso, segundo Mattar, o Vale do Juruá é um dos principais centros de conservação “on farm” de feijões do Brasil.

A ação é resultado da cooperação entre Ministério de Ciência e Tecnologia; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Federal do Acre (Ifac), Embrapa Milho e Sorgo e Ufac.

Postado em: 22/6/2016