Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inicia ano letivo com inaugurações e recepção aos acadêmicos

Ufac inicia ano letivo com inaugurações e recepção aos acadêmicos

por Ascom02 publicado 24/03/2015 11h13, última modificação 24/03/2015 11h13

O início do ano letivo de 2015 na Universidade Federal do Acre (Ufac) foi marcado pela inauguração dos quiosques Encontros e Buritis, no campus de Rio Branco. Os espaços foram projetados para dar suporte e apoio à comunidade acadêmica, com serviço de cantina e local de convivência.

“É com imensa alegria que participo, hoje, dessa solenidade de inauguração. Os quiosques não são apenas um espaço para alimentação, mas também um espaço cultural com programação semanal”, destacou o reitor Minoru Kinpara. “É importante o aluno estar em sala de aula, nos laboratórios, mas também ter referências que o façam querer permanecer na universidade.”

Com projeto arquitetônico de Jorge Mardini Sobrinho, os quiosques representam uma antiga demanda dos universitários por um espaço mais digno para serviço de lanchonete. O local servirá também como abrigo para parada de ônibus.

Cada unidade totaliza uma área coberta de 517 metros quadrados, discriminados da seguinte maneira: cantina e depósito — 52,56 metros quadrados; sanitários — 22,50 metros quadrados; áreas de mesas — 51 metros quadrados; área de espera coberta — 391,50 metros quadrados. Os espaços contam com serviço de lanchonete, sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais, mesas e cadeiras. Outros cinco quiosques seguem em ritmo acelerado de construção.

“Ficamos satisfeitos em ver a entrega deste local. Nós, estudantes, merecíamos este espaço com mais conforto e qualidade dos alimentos servidos. Essa conquista é uma vitória para o movimento estudantil”, disse a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Michele Silva.

Recepção aos calouros

Já no acesso à instituição, todos os universitários, em especial os calouros, foram recepcionados pela equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes). Escalada para os três turnos, a equipe dava boas-vindas aos novos estudantes que passarão grande parte dos próximos anos no campus universitário.

“Estamos felizes em poder receber nossos novos estudantes. A Proaes está à disposição de cada discente e espera que os próximos anos sejam, de fato, proveitosos dentro da universidade”, afirmou Antonio Pontes Júnior, pró-reitor de Assuntos Estudantis. “Neste momento, reforçamos que somos contra o chamado trote violento e estamos de portas abertas para atender qualquer aluno que porventura se sinta desrespeitado.”

No campus sede, a programação segue até a próxima sexta-feira, 27, com o Congresso dos Estudantes Universitários (Coesu), que ocorre das 8h às 22h, com organização do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Haverá, ainda, inauguração do bloco do curso de Nutrição, além da caminhada “Conhecendo o Campus” e entrega de kits aos calouros. Nesta terça-feira, 24, ocorre a recepção aos calouros, no Teatro Universitário, a partir das 8h30. Na ocasião, haverá palestra e intervenções culturais, com performance teatral e apresentação musical. Na quarta-feira, 25, às 8h30, será a vez da palestra do ex-jogador de vôlei e campeão olímpico, Giba, palestrar para os estudantes. Em Cruzeiro do Sul, a programação se estende até amanhã e também conta com entrega de kits aos calouros e palestra.

Palestra: 24/3/2015

(Ascom-Ufac)