Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inicia atividades do 3º Cevaj

Ufac inicia atividades do 3º Cevaj

por Ascom02 publicado 10/08/2016 13h25, última modificação 10/08/2016 13h25
Até sexta-feira, 12, o campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, discute formação docente na região

A reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, em abertura solene, iniciou as atividades do 3º Congresso de Educação do Vale do Juruá (Cevaj), o 1º Encontro de Docentes do Vale do Juruá e o 1º Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), na noite desta terça-feira, 9, no Teatro Universitário do Moa, em Cruzeiro do Sul.

Com o objetivo de fomentar o debate e discutir pesquisas sobre os rumos da educação, o 3º Cevaj traz como tema “A formação docente: diversidade de saberes e práticas”. O evento, que termina nesta sexta-feira, 12, inclui exposição de artesanato e fotografia, palestras, conferências, mesas-redondas, minicursos, atrações culturais, entre outras atividades.

O coordenador-geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) no Estado, Marc Clark, reconheceu o esforço dos professores em realizar um encontro científico na área, abordando ações do Parfor e demais iniciativas vinculadas ao ensino. “É importante dar visibilidade às ações realizadas pela academia na formação dos professores, enfatizando aquelas que extrapolam a sala de aula”, disse.

O coordenador do Pibid, Elder Gomes, disse que é importante que se incentive esse tipo de ação, principalmente nos municípios do Estado. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, também destacou a relevância do evento. “Isso traduz o envolvimento de toda a comunidade do Juruá, propiciando a discussão sobre formação e pesquisa”, comentou.

A pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli, lembrou que o encontro é uma oportunidade para troca de experiências. De acordo com a organizadora do evento, Maria Aldeci, mais de 600 inscrições foram realizadas. “Que os participantes do Cevaj experimentem e vivenciem momentos produtivos e ricos em reflexões”, incentivou.

A vice-reitora e reitora em exercício, Guida Aquino, declarou que, mesmo com as dificuldades, a universidade continua apoiando e incentivando ações para fortalecimento da educação no Estado. “A Ufac tem formado profissionais qualificados, responsáveis, éticos, compromissados com essa sociedade”, opinou. “Então, este é o momento apropriado para ampliar, ainda mais, as discursões sobre a formação docente na região.”

Postado em: 10/8/2016