Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inicia atividades do curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do Sistema Único de Saúde

por glauco publicado 21/09/2015 14h50, última modificação 21/09/2015 14h50

A Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveu a abertura das atividades acadêmicas do Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira, 21, no Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD), no campus de Rio Branco. O curso é promovido por meio de uma parceria entre Ufac, Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), Ministério da Saúde (MS) e visa a capacitação de profissionais da Saúde da capital e municípios do Acre.

O curso promove uma reflexão crítica dos alunos acerca da prática e dos processos e trabalho nas áreas envolvidas e tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento do Sistema Nacional de Ouvidoria e do Sistema Nacional de Auditoria do SUS. O público alvo são os servidores da saúde pública. Foram disponibilizadas 50 vagas, 25 para auditoria e 25 para ouvidoria. Dentre os participantes estão profissionais do Ministério da Saúde no Acre e servidores de 19 municípios acreanos.

A vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, lembra que o MS oferece, desde 2014, essa qualificação nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal visando melhorar os serviços oferecidos pelo SUS. "Estamos ajudando a promover um curso que vai melhorar os serviços de auditoria e ouvidoria da saúde do Acre e consequentemente a qualidade do serviço de saúde oferecido para a nossa população”, afirmou Aquino. "A Ufac tem o dever e responsabilidade de promover a qualificação profissional no nosso Estado”, pontuou.

A Ufac oferece a estrutura, logística e os docentes para a realização do curso. Que contará também com docentes do MS e da secretaria Estadual de Saúde. "Isso demonstra o esforço que a gestão tem em trazer cursos e eventos para a Universidade. Com o empenho da professora Guida Aquino e da professora Raimunda da Costa Araruna, que lutaram pela realização deste curso, nós podemos hoje qualificar os profissionais do serviço de saúde do nosso Estado. Este curso representa o pontapé inicial de implantação de serviços de auditoria e ouvidoria que são de suma importância nos municípios”, disse a coordenadora estadual do curso, professora Andréia Moreira de Andrade.

01

Além da Ufac e o MS, o curso é realizado com apoio da secretaria Estadual de Saúde, secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), o Departamento Geral de Ouvidoria do SUS (Doges) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS).

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp)

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) é voltada para a capacitação e formação de recursos humanos para o SUS e para o sistema de ciência e tecnologia, a produção científica e tecnológica e a prestação de serviços de referência no campo da saúde pública. Participa de debates sobre políticas públicas de saúde e promove cursos para formar profissionais comprometidos com a transformação no contexto social brasileiro.

Postado em: 21/9/2015.