Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inicia aulas do doutorado em Saúde Coletiva em 2016

Ufac inicia aulas do doutorado em Saúde Coletiva em 2016

por Ascom02 publicado 08/05/2015 16h56, última modificação 08/05/2015 16h56
Gestão e coordenação afinam compromisso para oferta de doutorado em Saúde Coletiva. Programa foi aprovado pela Capes no último mês de abril

Recém aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o doutorado em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi tema de uma reunião na tarde desta quarta-feira, 6. Além do reitor Minoru Kinpara, participaram do encontro a vice-reitora, Guida Aquino, o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Josimar Batista, a diretora do Centro de Ciências da Saúde e Desporto (CCSD), Raimunda Araruna, e a coordenadora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Leila Dotto e Simone Opitz.

Com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas para analisar as condições de saúde de grupos populacionais no contexto epidemiológico, demográfico, socioeconômico e cultural e avaliar as políticas em saúde, programas e tecnologias utilizadas na atenção à saúde, o doutorado em Saúde Coletiva foi comemorado pela instituição por garantir à Ufac a chancela de universidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A atual legislação exige que universidades públicas tenham, no mínimo, dois cursos de doutorado próprios e quatro de mestrado.

“O prazo para atender essa normativa se esgotaria em 2016 e foi com grande alegria que recebemos essa notícia antecipada. A aprovação de um novo doutorado demonstra que a universidade deu um grande salto no sentido do fortalecimento da pesquisa e pós-graduação”, destacou o reitor Minoru Kinpara. “O esforço continua, nossa meta é chegarmos a quatro doutorados até 2016”, comprometeu-se.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, Josimar Batista, a Ufac tem avançado na oferta de cursos de pós-graduação. “Em dois anos de gestão passamos de seis para 14 cursos institucionais de pós-graduação. Esse avanço é importante para formação e qualificação local. A melhoria da produção científica representa um largo passo no sentindo de nos firmamos como referência na produção de saber na região norte”.

Entre os temas da reunião, foram discutidos compromissos coletivos para o bom funcionamento do programa como a construção de um prédio para abrigar a nova turma (o curso funcionará nas dependências do atual bloco dos mestrados até a entrega do novo prédio de doutorado que está com obra contratada), o deslocamento de professores de outros estados que colaboram com o curso e a contratação de pessoal para atender funções administrativas.

O doutorado em Saúde Coletiva integrará o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva que desde 2008 oferta o Mestrado na área. “Nosso programa de pós-graduação já formou 39 mestres e está em sua quarta turma. O doutorado chega para completar nosso programa que é pioneiro na região norte”, destacou a coordenadora do programa, Leila Dotto. “A expectativa é dar vazão à demanda de mestres da comunidade acadêmica”

Para obtenção do título de doutor, o aluno deverá cumprir uma carga horária de 1440 horas compostas por 96 créditos (60 em disciplinas e 36 na elaboração da tese) e escolher entre quatro linhas de pesquisa (Epidemiologia das doenças crônicas, epidemiologia das doenças transmissíveis, saúde da criança e do adolescente e saúde da mulher). “Nosso corpo docente é formado por dez professores permanentes e 3 colaboradores. O primeiro edital de seleção tem previsão de lançamento para julho deste ano”, informou Dotto. O início das aulas está marcado para março de 2016.

Postado em: 8/5/2015