Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inicia doutorado interinstitucional em Ciência de Florestas Tropicais

Ufac inicia doutorado interinstitucional em Ciência de Florestas Tropicais

por Ascom02 publicado 05/08/2013 10h19, última modificação 05/08/2013 10h19

Na manhã desta segunda-feira, 5, aconteceu a aula inaugural do doutorado interinstitucional em Ciência de Florestas Tropicais, no Parque Zoobotânico (PZ), com palestra do senador Jorge Viana (PT-AC).

O doutorado é resultado de um convênio firmado entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Universidade Federal do Acre (Ufac)  e irá atender profissionais da Embrapa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) e da própria Ufac.

O professor Evandro Ferreira lembra que o Inpa tem o melhor programa de doutorado na área de engenharia florestal de todo o Brasil. Segundo ele, a  realização do curso na Ufac é importante não apenas para formar pessoal local em uma área estratégica para o Estado, mas também para ajudar o quadro docente da Ufac a melhorar ainda mais seu desempenho científico. “Isso é fundamental para que, nos próximos anos, a Ufac possa contar com um quadro de professores de alto nível, com produção científica elevada, que viabilize a formalização de propostas institucionais de mestrado e doutorado na área florestal”, disse recentemente em um blog que mantém na internet.

A reitora em exercício da Ufac, Guida Aquino, falou da alegria em celebrar mais esse convênio. “A universidade hoje vive um momento de alegria e de conquista. Nada mais justo do que ter um doutorado na área de floresta aqui na nossa região. Tenho certeza que esse doutorado com o Inpa, que é nota cinco na Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] irá, futuramente, tornar-se um doutorado na Ufac, (porque, até 2016, nós temos a responsabilidade de ter dois doutorados da instituição) e esse é um grande passo que estamos dando hoje. Estamos muito felizes”, destacou a vice-reitora.

Para o senador Jorge Viana, essa ação representa uma nova fase e uma mudança de paradigma na instituição. “A universidade começou com um curso de Direito, mas agora está começando uma fase nova, com doutorado na área florestal. Nós vivemos em um centro de floresta e, lamentavelmente, floresta não é um ativo econômico nesse país. Termos cursos nessa área na Ufac é fundamental para o desenvolvimento sustentável e o reitor Minoru Kinpara tem sido um parceiro fundamental nessa luta”, lembrou o parlamentar.

O técnico-administrativo da Ufac e acadêmico do doutorado, Pedro Ferraz, declarou-se satisfeito com o curso. “Estar fazendo doutorado aqui no Acre, na casa, pois sou filho da casa, filho de seringueiro, é o maior orgulho do mundo para mim”, disse.