Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inicia implantação de cobertura wi-fi em todo o campus Rio Branco

Ufac inicia implantação de cobertura wi-fi em todo o campus Rio Branco

por Ascom02 publicado 25/04/2013 16h25, última modificação 25/04/2013 17h03

A Ufac recebeu, na manhã desta quinta-feira, 25, parte dos equipamentos que permitirão o acesso à internet por meio da tecnologia wi-fi em todo o campus universitário de Rio Branco. Inicialmente, 50 pontos de acesso e duas controladoras serão instalados e testados, cumprindo a primeira fase do projeto, que é atender a todos os blocos de salas de aula com cobertura de internet.

Os equipamentos, altamente sofisticados, permitem equilíbrio e segurança à rede, por utilizar o protocolo “802-1X”, conhecido por sua estabilidade, velocidade, reautenticação e navegação liberada a partir do primeiro acesso, proporcionando uma conexão de alta velocidade.

O investimento garantirá aos acadêmicos e professores novas alternativas para a complementação das aulas, além de otimizar pesquisas via web. O sistema poderá ser acessado por qualquer dispositivo, como notebooks, tablets e celulares.

Com a parceria da Prefeitura do Campus (Prefcam) e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), através da Coordenadoria de Redes, os equipamentos estarão sendo instalados nas salas de aula e nos prédios administrativos (fase interna). A meta é que nos próximos meses a cobertura seja estendida a todos os ambientes da universidade, abrangendo 100% do campus com cobertura wi-fi.

Entendendo a rede

O sistema utilizará  a tecnologia wi-fi, abrangendo técnicas avançadas que permitem a transmissão e recepção de sinal de vários terminais, como se estes trabalhassem de maneira colaborativa, na mesma frequência. O fornecimento de roaming permitirá que o usuário obtenha conectividade fora da área onde está logado. O acesso se dará por certificação de usuário e senha, utilizando as certificações já utilizadas para acessar os computadores dos laboratórios de informática e biblioteca.