Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inicia Semana de Enfermagem

Ufac inicia Semana de Enfermagem

por Ascom02 publicado 13/05/2016 12h04, última modificação 13/05/2016 12h04
Evento prossegue nesta sexta-feira, 13, no Teatro Universitário, com palestras; minicursos ocorrem de 16 a 20 no auditório do Coren

A Universidade Federal do Acre (Ufac) promove até a próxima sexta-feira, 20, a Semana Acadêmica de Enfermagem. A abertura oficial do evento foi feita na noite dessa quinta-feira, 12, com a presença da vice-reitora Guida Aquino, de autoridades locais ligadas à gestão do serviço de saúde e de representantes da categoria e dos cursos de Enfermagem de Rio Branco. A 1ª Semana Acadêmica de Enfermagem da Ufac foi realizada em 1976.

Para um teatro lotado de estudantes, professores e profissionais da área, Guida, enfermeira de formação e docente do quadro do curso de Enfermagem da Ufac, disse que a semana é um espaço importante para que se faça uma análise sócio-política da profissão. Ela também falou sobre a carreira do profissional de enfermagem e as perspectivas a partir do campo científico.

“Sabemos que a essência da enfermagem é o cuidado, mas não só isso. Fazer ciência, tornar-se um pesquisador, ampliar o conhecimento são alternativas e, nesse sentido, a Ufac está de portas abertas aos nossos egressos e também aos estudantes da Uninorte e da Fameta”, disse a vice-reitora. “Nós temos, aqui, cursos de especialização, mestrado e doutorado voltados à área da saúde, de modo que o profissional de enfermagem, hoje, não necessita mais sair do Acre, como eu precisei, para melhorar sua qualificação.”

O tema da Semana Acadêmica de Enfermagem deste ano, “Enfermagem e ciência: explorando as fronteiras do conhecimento”, foi destacado por Jebson Medeiros de Souza, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Para ele, o profissional de enfermagem precisa investir na sua formação científica. “Nos últimos anos, temos visto faculdades de enfermagem se multiplicando e, com elas, casos de erros grosseiros”, opinou. “Há profissionais matando pessoas, porque a parte econômica foi priorizada e o cuidado com a vida deixada de lado. Essa lógica está equivocada.”

A programação da Semana Acadêmica de Enfermagem está dividida em duas fases: nessa quinta-feira, 12, e nesta sexta-feira, 13, no Teatro Universitário, com a realização de palestras com professores da Ufac e convidados. E de 16 a 20, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), com a realização dos minicursos.

“A ideia da semana é poder discutir temas que aproximem alunos e profissionais da enfermagem. Nas palestras, teremos diversos professores trazendo o que tem sido produzido na academia em relação à enfermagem”, informou a coordenadora do curso de Enfermagem, Suleima Pedroza Vasconcelos. “Também temos convidadas que, hoje, ocupam cargos de gestão dentro do serviço de saúde. Enfim, nossa expectativa é fazer da enfermagem uma protagonista e mostrar as várias faces da profissão.”

Além dos secretários estadual e municipal de Saúde, Gemil Salim de Abreu Junior e Oteniel Almeida, respectivamente, outras autoridades participaram da solenidade de abertura. Aos participantes que comprovarem 100% de presença na programação, será conferido certificado.

Postado em: 13/5/2016