Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac instala serviços de informação e ouvidoria

Ufac instala serviços de informação e ouvidoria

por Ascom02 publicado 09/07/2013 12h56, última modificação 09/07/2013 12h56

Com a presença do reitor Minoru Kinpara, da vice-reitora Guida Aquino, de pró-reitores, bem como de representantes dos servidores e dos docentes, dois novos serviços foram instalados na Universidade Federal do Acre (Ufac), na manhã desta terça-feira, 9: a Ouvidoria Universitária, sob a responsabilidade do professor Écio Cunha, e o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), sob a direção do técnico Wanderli Santos.

No dizer do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do 3º Grau do Acre (Sintest), Robson Mendonça, a expectativa de todos é que as duas unidades possam servir para fazer com que a Ufac se torne mais eficiente nas suas ações. “Parabéns à Ufac por essa iniciativa, agora de forma oficial, uma vez que no passado já houve uma experiência dessa natureza, mas de maneira informal”.

Para o presidente da Associação dos Docentes da Ufac (Adufac), Eduardo Holanda, ambos os serviços são extremamente bem-vindos, desde que, “de fato possam trabalhar no sentido de ajustar as demandas sociais, no âmbito universitário, fortalecendo as ações da Ufac”. Holanda disse entender que são serviços delicados, sendo necessário “talento dos gestores para encaminhar a contento as demandas que surgirão”.

Na condição de dirigente máximo da Ufac, o reitor Minoru Kinpara encerrou a solenidade de instalação dos novos serviços afirmando que, desde o início da gestão, uma das suas principais bandeiras é justamente a da transparência. Nesse sentido, explicou o reitor, “criamos esses serviços na certeza de que funcionarão muito bem, fazendo com que diminua a distância entre os diversos segmentos da universidade”.

Atuação

O SIC é responsável por receber pedidos de informações dos usuários em geral e por atendê-los com o apoio das diversas unidades administrativas e acadêmicas da instituição. Atua como uma via de acesso da comunidade à Ufac, seja através do atendimento presencial ou pela internet, no link do “Acesso à Informação” na página eletrônica da Ufac.

A Ouvidoria atua como elo entre o cidadão e a gestão superior no recebimento de queixas, elogios, reclamações e sugestões da comunidade, encaminhando as demandas aos órgãos competentes. A Ouvidoria também acompanha as ações e procedimentos administrativos adotados e apresenta a devida prestação de contas ao cidadão, zelando, desse modo, pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência na gestão da universidade pública.