Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac investe na ampliação de rede sem fio de internet

Ufac investe na ampliação de rede sem fio de internet

por Ascom02 publicado 28/11/2014 09h18, última modificação 28/11/2014 09h18
Investimento ultrapassa R$ 1 milhão e deve atender aos ‘campi’ de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul

Começaram a ser entregues na semana passada os equipamentos da segunda etapa de instalação da rede sem fio da Universidade Federal do Acre (Ufac). Ao todo, foram adquiridos 170 pontos de acesso e uma controladora de acesso que, juntos, devem atender aos “campi” Rio Branco e Floresta. As aquisições permitirão melhoria e ampliação de acesso dentro das instalações da universidade.

Para melhor equipar a rede, foram investidos recursos na ordem de R$ 1.126.775, próprios da Ufac, levantados junto à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). Os equipamentos serão instalados em diferentes pontos dos “campi”, 150 deles em ambientes cobertos e 20 em áreas abertas e com grande concentração de pessoas.

A controladora responsável por gerenciar os pontos de acesso será instalada em Cruzeiro do Sul assim que o serviço de reestruturação da rede lógica, em fase de desenvolvimento, for finalizado. “Esperamos cobrir todas as áreas dos ‘campi’ de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul em até 90 dias”, afirmou o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Edvandro Reckziegel.

A chegada e instalação dos novos equipamentos reafirmam a política acadêmica de investir na instrumentalização das condições de ensino, pesquisa e extensão, um compromisso assumido pela atual gestão. De acordo com Reckziegel, o principal impacto da aquisição dos novos equipamentos será fazer com que a universidade tenha aumentada sua capacidade de cobertura do sinal de internet sem fio.

“Hoje, em alguns pontos da instituição, a pessoa não consegue se deslocar de um prédio para outro se mantendo conectada porque nem todas as áreas estão cobertas”, explicou Reckziegel. “Após a instalação dos novos equipamentos, os usuários conseguirão migrar de um bloco para outro mantendo a conexão.”

A internet sem fio da Ufac começou a ser planejada em 2012, quando foram adquiridos os primeiros 50 pontos de acesso instalados apenas em Rio Branco. Um investimento inicial da ordem de R$ 300 mil. Atualmente, a rede wi-fi da instituição atende, ao longo do dia, cerca de 4 mil usuários. Destes são atendidos, simultaneamente, uma média de 1.200.

Postado em: 28/11/2014