Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac investe na valorização dos estudantes com obras e fortalecimento da pesquisa

por Ascom-01 publicado 11/08/2014 17h45, última modificação 11/08/2014 17h46

Em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado no dia 11 de agosto, a pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) realizou a distribuição de cartões e chocolates no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. Segundo a pró-reitora da Proaes, Aline Nicolli, a “homenagem é uma forma de reconhecer a importância dos alunos para a instituição — já que eles são a razão de ser da Ufac”, ressaltou.

A Ufac tem buscado melhorias para fortalecer o ensino, pesquisa e extensão, além de fomentar a divulgação do saber científico produzido dentro da universidade. Investimentos, reformas, estruturação de prédios e salas de aulas têm fortalecido o compromisso da Ufac com todos os estudantes. A estes investimentos aliam-se às melhorias das condições de aprendizado, garantidas com a implantação e recuperação de laboratórios para o atendimento a estudantes de todas as áreas do conhecimento.

Atualmente, estão em fase de andamento, na Diretoria de Material e Patrimônio (DMAP) da instituição, 22 processos de licitação para aquisição de equipamentos laboratoriais. No total, mais de R$ 7,2 milhões estão sendo investidos nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, há poucos dias, o valor de R$ 429.245,00 para investimentos em laboratórios a fim de subsidiar pesquisas desenvolvidas no âmbito de ensino e da pós-graduação da Ufac.

Laboratório

A Biblioteca Central Ruy Lima recebeu investimentos para reforma e compra de acervo que chegam a R$ 3,4 milhões, dos quais R$ 2,5 milhões foram destinados à compra de livros: um total de 20 mil exemplares. Cerca de 2.400 títulos distribuídos entre os campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. A biblioteca recebeu climatização em todos os espaços, novos móveis e prateleiras, um sistema de autodevolução e autoatendimento que estarão disponíveis até setembro. Foram investidos R$ 110 mil no aprimoramento da segurança, sistema antifurto e monitoramento. Também foi adquirido um scanner, que suprirá a necessidade da copiadora. Outra ação importante foi a revitalização do setor de Restauração de Livros, com a compra de equipamentos técnicos e material.

Também foi iniciada a construção do novo Restaurante Universitário (RU). O novo espaço contará com uma cozinha e um refeitório, bem como cantina, banheiros e rampas para o acesso de portadores de necessidades especiais.

O novo restaurante universitário poderá atender mais de 300 pessoas ao mesmo tempo

A residência universitária já está em fase de construção. O ambiente assegurará moradia aos estudantes provenientes de famílias de baixa renda do interior do Acre, regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da instituição. A obra tem previsão de um ano para ser concluída e terá quatro pavimentos com dez quartos de 27m² cada, sendo dois para portadores de necessidades especiais, além de uma guarita, área de lazer e casa de estudo.

A Ufac tem consolidado investimentos que beneficiam 1197 estudantes com bolsas e auxílios estudantis nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. As bolsas e auxílios perfazem um investimento total de R$ 2,2 milhões.

Recentemente, a Ufac iniciou o processo de instalação de quadro de vidro, tela de projeção e projetor multimídia (“datashow”) e cabo HDMI em todas as salas e laboratórios dos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul e nos núcleos da Ufac nos municípios do interior do Estado. A proposta é oferecer suporte para os professores que utilizam recursos audiovisuais em suas aulas. A ação tem como objetivo oferecer, além de suporte aos professores para utilização de novas tecnologias na prática do ensino, fomentar a dinâmica de transmissão de conhecimento. Outra medida adotada foi a climatização das salas de aula nos campi de Rio Branco e Floresta; além da troca de janelas antigas por janelas de vidro temperado e troca de carteiras.

Projetor

Postado em 11.8.2014