Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac investe R$ 5,3 milhões na reestruturação da rede de internet

Ufac investe R$ 5,3 milhões na reestruturação da rede de internet

por Ascom02 publicado 01/10/2014 08h55, última modificação 01/10/2014 14h20
Último investimento tinha sido realizado em 1996

A Universidade Federal do Acre (Ufac), através do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), efetua desde o inicio do ano a reestruturação de toda a rede de internet do campus sede da instituição. Os serviços, que já alcançam 75% de execução, chegam ainda este mês ao campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, e ao Núcleo de Xapuri. O investimento inicial ultrapassa R$ 5,3 milhões.

Com o serviço, a instituição planeja atualizar e padronizar a estrutura da rede lógica da universidade que há 18 anos não recebia investimentos. Entre as motivações para a efetivação dos reparos está o gradual crescimento do quadro de servidores e também estudantes. “A rede já não suporta mais esse acréscimo, a reestruturação é necessária para se conseguir suprir a demanda”, diz o diretor do NTI, Edvandro Reckziegel. Limitação da velocidade no tráfego de dados e a utilização de uma tecnologia já antiga são os principais problemas encontrados na rede que está sendo substituída.

Os trabalhos incluem a instalação de 3500 pontos de rede lógica, 7 mil tomadas elétricas, além da substituição e ampliação da rede de fibra óptica. Prédios como os da Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal), Hospital Veterinário e blocos construídos mais recentemente que ainda não dispõem da tecnologia serão atendidos. Ao fim da execução dos serviços, todas as salas de aulas terão estrutura para recebimento de internet sem fio.

"Toda essa nova rede passará por um processo de certificação que obedece a normas internacionais. Isso significa muito mais qualidade no serviço que será oferecido", garante Reckziegel.

Implantação de tecnologia VoIP

Outro avanço que será conquistado a partir da reestruturação da rede lógica da instituição é a implantação da tecnologia Voice Over IP (VoIP), através da qual se torna possível efetuar chamadas telefônicas  por meio da internet. A meta é inserir a tecnologia nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Do ponto de vista das ferramentas usadas, o processo funciona pela conexão entre servidores instalados nas duas cidades. Nessa primeira fase, os aparelhos serão implantados na reitoria e em todas as pró-reitorias. A previsão é que a nova tecnologia possibilite uma economia de até 70% nas contas telefônicas dos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Postado em: 1/10/2014