Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac lança ‘Coleta Seletiva Solidária’ no Campus Rio Branco

Ufac lança ‘Coleta Seletiva Solidária’ no Campus Rio Branco

por Ascom-01 publicado 08/07/2013 16h05, última modificação 08/07/2013 16h21

A semana iniciou com o lançamento da campanha “Coleta Seletiva Solidária” na Universidade Federal do Acre (Ufac). A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira, 8, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, e contou com a presença de professores, técnico-administrativos e membros da sociedade.

Essa é a segunda ação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que já implantou o uso de garrafinhas em substituição aos copos plásticos. A Coleta Seletiva Solidária é uma parceria entre a Ufac e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Acre (Catar), que realizará a coleta dos resíduos no Campus Rio Branco.

Participaram do lançamento apenas os técnicos e professores. Segundo o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, haverá um segundo momento com os alunos. “Nós, como servidores da casa, temos que ser os primeiros a dar exemplo. Haverá um momento específico para o envolvimento dos alunos ”, esclareceu.

Kinpara pediu a colaboração de todos neste novo projeto e aproveitou a temática ambiental para pedir aos presentes que também pratiquem um consumo de energia consciente.

Com o lema “Cuide do seu mundo ou ele não terá lugar para você”, foi elaborado um material explicativo com vídeo, cartazes e fôlderes, indicando os materiais que podem ser reciclados. Nos corredores do campus, foram instaladas cestas coletoras que irão receber esse material.

A coordenadora do Parque Zoobotânico (PZ) e presidente da comissão que organizou a campanha, Cristina Boaventura, fez um chamamento para adesão da comunidade acadêmica à campanha. Ela lembrou que essa é uma responsabilidade de todos. “Não é apenas uma ação da gestão ou da comissão que fará essa campanha dar certo. É a participação e conscientização de cada um que transformará a universidade”, explicou.

De acordo com Cristina, esse era um sonho antigo e que agora será possível realizar. Ela agradeceu a todos os colaboradores e à presença dos presidentes de bairros próximos a Ufac, já que a intenção da campanha é envolver a comunidade externa.

Em sua fala, o secretário de estado do Meio Ambiente, Edgard de Deus, externou sua emoção em estar presente no evento, já que a Ufac é sua instituição de origem. “É uma honra registrar esse momento histórico e me emociona ver essa ação partindo do PZ, lugar que ajudei a criar”, declarou.

O diretor da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Acre, Pedro Morais, parabenizou a todos pelo projeto e agradeceu a Ufac por ser mais uma entidade a colaborar com o trabalho dos catadores. Morais destacou a importância da educação ambiental nesse processo e desejou sucesso à Ufac nessa missão. “Espero que a Ufac mostre para Rio Branco o que ela precisa”, concluiu.