Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac lança edital de concurso público com 25 vagas

Ufac lança edital de concurso público com 25 vagas

por Ascom02 publicado 10/08/2016 13h01, última modificação 10/08/2016 13h01
Inscrições começam nesta sexta-feira, 12, no site da Fundape, e se estendem até 15 de setembro

A Universidade Federal do Acre (Ufac) acaba de publicar edital com abertura de concurso público destinado a 25 vagas em diferentes cargos da carreira de técnico-administrativo em educação. As oportunidades são para candidatos com nível fundamental, médio e superior e lotação nos campi de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia. Os salários iniciais variam entre R$ 1.834,69 e R$ 3.868,21.

Na capital, as chances são para cargos de auxiliar em administração e assistente de alunos (nível fundamental); desenhista projetista, técnico de laboratório, técnico em eletromecânica, técnico em mecânica, técnico em contabilidade, tradutor e intérprete de língua de sinais (nível médio); arquivista, contador, médico e músico (nível superior).

Em Cruzeiro do Sul, as vagas são para técnico de tecnologia da informação, técnico de laboratório, técnico em química e tradutor e intérprete de língua de sinais (nível médio); bibliotecário e médico (ensino superior).  Para a fronteira, a oportunidade é para candidatos ao cargo de assistente em administração (nível médio). Todos os cargos têm jornada de trabalho de 40 horas semanais, exceto os cargos de músico, 25 horas, e médico, 20 horas.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 12 deste mês e 15 de setembro de 2016, pelo site da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape), instituição organizadora do certame. Também será disponibilizado um posto de inscrição presencial para os candidatos que não têm acesso à internet. O valor da taxa de inscrição é de R$ 45 (nível fundamental), R$ 57 (nível médio) e R$ 96 (nível superior).

A seleção constará de prova objetiva para todos os cargos e prova prática apenas para os cargos de tradutor e intérprete de língua de sinais e músico. Língua portuguesa, noções de informática, raciocínio lógico e matemática, legislação e fundamentos de administração pública e conhecimentos específicos compõem o conteúdo programático.  As provas serão realizadas no dia 9 de outubro.

De acordo com o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, a ampliação do quadro efetivo de servidores da universidade tem sido uma preocupação da atual gestão que, desde o início do mandato, em 2012, deu posse a 190 novos docentes e 282 novos técnico-administrativos.

“Quando assumimos, nos deparamos com uma realidade dura. A presença de servidores efetivos não se dava em toda a universidade. Não era raro encontrar unidades funcionando apenas com a presença de estagiários, que apesar de importantes na instituição, têm responsabilidades limitadas”, diz o reitor. “Hoje, conseguimos não apenas dar posse a mais 280 técnicos, como comemorar o provimento em cargos antes inexistentes na instituição.” Entre os cargos aos quais Kinpara faz referência, estão o de técnico em radiologia, administrador de edifícios, fonoaudiólogo, músico e médico veterinário.

O último concurso para técnico-administrativo da Ufac foi realizado em 2014, quando foram disponibilizadas quase cem vagas. Este ano, a instituição realizou seleção para contratação de 51 novos docentes permanentes. A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Filomena da Cruz, informa que os novos professores, em Cruzeiro do Sul e Rio Branco, já tomam posse nesta quinta-feira, 11, e segunda-feira, 15. “Tão logo for finalizado o processo de seleção, damos início às convocações, visando o bem da Ufac”, lembra ela. “Nossa expectativa é poder, em breve, realizar a posse, também, dos novos técnico-administrativos.”

Postado em: 10/8/2016