Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac lança escola de formação para a docência

Ufac lança escola de formação para a docência

por Ascom02 publicado 06/10/2014 13h52, última modificação 06/10/2014 13h52

Dezenas de professores dos diversos cursos da Universidade Federal do Acre (Ufac) participaram na manhã desta segunda-feira, 6, no anfiteatro Garibaldi Brasil, do lançamento do Programa Escola de Formação para a Docência no Ensino Superior, iniciativa da pró-reitoria de Graduação da referida instituição. Participaram do evento o reitor Minoru Kinpara, a vice-reitora Guida Aquino, além dos pró-reitores da casa.

A solenidade se constituiu de três momentos: a exibição musical do trio de cordas universitário; a apresentação do Programa Escola de Formação para a Docência no Ensino Superior, feita pela pró-reitora de Graduação, Socorro Neri; e a palestra “A formação didático-pedagógica de professores da Ufac e sua repercussão no trabalho da docente, proferida pela professora Grace Gotelip.

As circunstâncias atuais do ensino superior

De acordo com a professora Socorro Neri, a criação da Escola de Formação para a Docência no Ensino Superior diz respeito ao momento que vive o ensino universitário brasileiro, principalmente no que diz respeito à multiplicidade de demandas sociais a serem atendidas pelo referido segmento. E por conta dessas novas demandas, o papel formativo das universidades torna-se cada vez mais complexo.

“Geralmente, dadas as condições institucionais, os professores têm poucos momentos de interlocução, de troca e de compartilhamento de conhecimentos pedagógicos que poderiam ser significativos para a melhoria de sua prática e, portanto, da qualidade dos processos formativos. Esse é um dos problemas que deverão ser superados com a Escola de Formação para a Docência no Ensino Superior”, explicou Socorro Neri.

A formação didático-pedagógica dos professores da Ufac

No que diz respeito à palestra proferida pela professora Grace Gotelip, sobre a formação didático-pedagógica de professores da Ufac, a exposição tratou dos resultados de uma pesquisa realizada nos últimos dois anos, onde foram detectados vários problemas. Desde dificuldades dos docentes em gestar o ambiente de sala de aula, dificuldades com o planejamento de salas, até dificuldades para proceder à avaliação dos alunos.

A pesquisa, que em princípio foi realizada somente nos cursos de bacharelado, entre janeiro de 2013 e julho de 2014, segundo Grace Gotelip, teve por objetivo “traçar o perfil dos professores da Ufac, identificando as repercussões da presença ou ausência da formação didático-pedagógica no trabalho docente, com a finalidade de subsidiar a instituição na concepção e implementação de propostas de formação continuada”.

Treze dos 15 cursos de bacharelado da Ufac foram objeto da pesquisa sobre a formação didático-pedagógica dos professores da casa. Num segundo momento, previsto para iniciar no primeiro semestre de 2015, serão pesquisados os cursos de licenciatura da instituição.

Postado em: 6/10/2014