Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac lança SBPC Cultural no campus universitário
conteúdo

Ufac lança SBPC Cultural no campus universitário

por Ascom02 publicado 21/07/2014 16h55, última modificação 21/07/2014 17h45

O reitor e a vice-reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), respectivamente professores Minoru Kinpara e Guida Aquino, fizeram o lançamento da SBPC Cultural na manhã desta segunda-feira, 21, no campus universitário, em solenidade que contou com a presença de servidores, jornalistas convidados e artistas que se apresentarão durante os seis dias do evento, marcado para o período de 22 a 27 deste mês.

A programação Cultural começa na noite de abertura da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), marcada para o Teatro Universitário. O primeiro artista a se apresentar será o multi-instrumentista Chico Chagas, acreano que há muitos anos fixou residência no Rio de Janeiro. Ele vai fazer um recital de piano, acompanhado pelos membros do Trio de Cordas da Ufac.

Os últimos shows desta edição da SBPC estão marcados para sábado, 26, envolvendo exibições de dança, pela Companhia Nóis de Casa (18h), e espetáculos musicais, com o Coral da Ufac (19h), Heloy de Castro (20h) e Antônio Pedro e Banda Uirapuru (21h). Paralelamente, acontecerão também projeção de filmes, exposição de artes plásticas, lançamentos de livros, recitais de poesias e apresentação de espetáculos folclóricos.

No dizer do professor Flávio Lofêgo, coordenador geral da SBPC Cultural, “os acreanos, tanto os fazedores de cultura quanto os espectadores terão a oportunidade de viver um momento especial”. O mesmo palco, continuou Lofêgo, “será compartilhado por um ícone da música popular brasileira, João Donato, a ascendente banda Los Porongas e o maestro Mário Brasil, todos acreanos que fazem sucesso fora do Estado”.

É importante ressaltar que nada disso seria possível se não fossem as inúmeras parcerias que se uniram à Ufac para a realização da SBPC, como bem explicou o reitor Minoru Kinpara no encerramento da solenidade. “Hoje, nesse momento em que fazemos o lançamento da SBPC Cultural, podemos dizer que é um dia de júbilo. Foi um trabalho duro e que só se conseguiu levá-lo a cabo, dado o engajamento de muitas mãos, tanto no âmbito interno quanto no externo da universidade. Sem essa união de forças talvez nada disso fosse possível. A SBPC, portanto, não é da Ufac, mas sim do Acre”, finalizou o reitor.

Veja a programação completa aqui.

Postado em: 21/7/2014