Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac moderniza rede de fibra ótica dos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul
conteúdo

Ufac moderniza rede de fibra ótica dos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul

por glauco publicado 19/08/2015 09h00, última modificação 19/08/2015 11h54
Nova rede vai aumentar em até 10 vezes a capacidade atual de transmissão de dados dentro da instituição

A Universidade Federal do Acre (Ufac) entrega, nos próximos dias, uma nova rede de fibra ótica nos “campi” de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Os investimentos são da ordem de R$ 6,6 milhões. Com a nova rede, os “campi” sede e Floresta contarão com internet de alta velocidade em todos os prédios.

A substituição da rede de fibra ótica antiga - construída em 1998 - por uma mais moderna, com maior velocidade e maior resistência, reafirma a política acadêmica de investir na instrumentalização das condições de ensino, pesquisa e extensão assumido pela atual gestão.

No campus de Rio Branco são 28 quilômetros de fibra ótica, chegando a 100% de cobertura. Em Cruzeiro do Sul são 5 quilômetros de fibra ótica, também chegando a 100% de cobertura. A fibra ótica é uma rede de alta velocidade e faz a ligação interna entre os prédios da instituição. Outros municípios em que a Ufac tem sede não necessitam desse tipo de rede por funcionar em um único prédio.

fibras

“Estamos substituindo uma fibra antiga, que não tinha mais condições de reparo e também por ser um modelo antigo é difícil encontrar no mercado”, explicou o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Edvandro Reckziegel. “O acesso à internet ficará mais rápido, com uma taxa de troca de informações muito mais rápida.”

Nesta etapa de lançamento da fibra ótica serão contemplados os prédios da Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal), o Centro de Arqueologia e Antropologia Indígena da Amazônia Ocidental (CAAINAM), a Unidade de Ensino e Pesquisa em Medicina Veterinária e o Parque Zoobotânico (PZ).

O PZ já era ligado por fibra ótica, mas por uma instalação subterrânea, o que causava constantes rompimentos na rede devido a quedas de árvores e até pelo crescimento de raízes. Para evitar interrupção da fibra, o PZ será conectado agora por uma rede aérea, que chegará através de postes de energia elétrica.

Postado em: 19/8/2015.