Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac oferece doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia

Ufac oferece doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia

por petrolitano publicado 10/10/2011 16h13, última modificação 10/10/2011 16h13
A Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede Bionorte) aprovou junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia com conceito quatro. O doutorado que tem previsão de início para o próximo ano e deverá oferecer 50 vagas.

A Rede foi criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, por meio da Portaria nº 901, de 04 de dezembro de 2008 e objetiva “integrar competências para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e formação de doutores, com foco na biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”.

A proposta do Programa de Pós-graduação (PPG-Bionorte), está baseada no tripé: biodiversidade – biotecnologia – conservação, e na convicção de que o melhor conhecimento da biodiversidade contribuirá para o desenvolvimento da biotecnologia, as quais serão extremamente importantes para a conservação do Bioma Amazônico.

O programa de pós-graduação vem atender um dos principais objetivos da Rede que é a formação de doutores. A proposta do Programa (que é na sua essência regional interestadual, multi-institucional e interdisciplinar), focaliza o desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos objetivando a conservação do bioma e ao desenvolvimento de um setor industrial baseado na biodiversidade Amazônica.

Formado por um corpo docente de 99 doutores (sendo 89 do quadro permanente e 10 colaboradores), 18 Instituições dos 9 Estados da Amazônia Legal Brasileira, a Rede Bionorte retrata a união das forças das principais instituições de ensino e pesquisa da Amazônia. A rede oferecerá maior velocidade na formação de doutores para difusão de seus conhecimentos como professores, aprovação de seus projetos como pesquisadores, publicação e solicitação de marcas e patentes como inventores e apoiando empresas e incubando pesquisas empresariais como empreendedores. O fato de ser composto por instituições de vários estados implicará que sua sede seja itinerante, mudando de instituição a cada quatro anos.

A Rede conta com parcerias como a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), As Universidades Estaduais do Amazonas (UEA), do Maranhão (UEMA), do mato Grosso (UNEMAT) e  as Universidades Federais do Acre (UFAC), do Amazonas (UFAM), do Maranhão (UFMA), de Mato Grosso (UFMT), do Pará (UFPA), de Rondônia (UNIR), de Roraima (UFRR), de Tocantins (UFTO), do Amapá (UNIFAP), Rural da Amazônia (UFRA) e Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA).

Maiores informações poderão ser adquiridas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. (68) 3229-2647.