Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac participa de etapa local da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista

por Ascom-01 publicado 23/10/2015 13h38, última modificação 23/10/2015 13h38

A etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, realizada em Rio Branco, teve nessa quinta-feira, 23, pela manhã, o seminário de abertura, no auditório do Comfort Hotel. A conferência ocorre em diferentes etapas, agora no Alto Acre e Alto Purus. Em novembro ocorrerá a etapa nacional. O evento de abertura contou com a presença de várias lideranças indígenas, autoridades públicas, políticas e da Universidade Federal do Acre (Ufac), cujo apoio visa apontar caminhos para que o movimento indígena possa avançar.

O Ministério da Justiça, a Fundação Nacional do Índio (Funai), os setores que compõem a Comissão Nacional de Direito Indigenista e representantes do governo são os principais organizadores desse evento. As temáticas abordadas no encontro vão desde participação social, desenvolvimento sustentável de terras de povos indígenas, direitos individuais, entre outros. No Acre, há duas coordenações regionais dos indígenas, a do Alto Acre e a do Alto Purus, que são responsáveis por enviar seus delegados e representantes para encontros e debates.

A conferência tem como objetivo avaliar e analisar a relação do Estado brasileiro com os povos indígenas, sob o paradigma da Constituição. “Nós, nessas reuniões, vamos propor diretrizes para que possamos fortalecer os direitos já conquistados dos povos indígenas e reafirmá-los, além de propor novos pactos nessa relação do Estado com a sociedade indígena”, disse a coordenadora da Funai no Acre, Maria Evanízia dos Santos.

Conferencia Indigena

Um dos assuntos que continuará ganhando destaque nessa conferência será a aprovação da PEC 215, que tira da Funai e do Ministério da Justiça o poder de demarcar as terras indígenas. Com isso, os índios veem ameaçado seu direito de posse de terras. O indígena Osmildo da Conceição, liderança do povo Pitunawa, ressaltou que todos os índios merecem respeito, pois são portadores de documentos, como RG, CPF e Título de Eleitor, assim como os demais brasileiros. “Nós merecemos, como índios, ter um pedaço de terra demarcado para garantir o futuro de nossa da geração”, protestou.

O reitor da Ufac, Minoru Kimpara, e o professor Jacó Piccoli, que é um grande apoiador das causas indígenas, estiveram presentes no encontro e acompanharam de perto a programação. O reitor falou da importância da universidade em ofertar cursos sobre questões indígenas, como Ciências Sociais, e cursos para a formação de professores indígenas. “Nó estamos aqui falando em adquirir e avançar em direito, mas nós precisamos ficar atentos, mais do que nunca, porque hoje estamos vivendo momentos de perder direitos, de lutar por direito que nós já conquistamos”, afirmou Kimpara.

Postado em: 23/10/2015