Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac participa do Festival Internacional Pachamama

Ufac participa do Festival Internacional Pachamama

por Ascom02 publicado 18/11/2013 10h00, última modificação 18/11/2013 11h25

A Universidade Federal do Acre (Ufac) participa da programação do 4º Festival Internacional Pachamama: Cinema de Fronteira, com a mostra competitiva dos longas-metragens “El Otro Día” (Chile), no dia 19; “Cuenta me de Bia” (Peru), no dia 20 e “Na Vibración” (Espanha), no dia 21. As exibições ocorrerão no Teatro Universitário, sempre às 19h.

O Festival Pachamama ocorre no período de 18 a 24 de novembro e reúne a produção audiovisual dos países da América Latina. O evento nasceu em 2010, logo após a conclusão das obras da rodovia Interoceânica, que liga o Brasil ao oceano Pacífico, no Peru, pelo Acre, e busca promover a integração cultural entre os países fronteiriços. A partir do seu segundo ano, estendeu o conceito para uma discussão ampliada sobre cultura latina e temas de identidades regionais.

O objetivo do Pachamama é promover a integração e fortalecimento de uma rede de produtores e consumidores de expressões artísticas diversificadas de forma democrática, com acesso gratuito às produções latinas que, normalmente, estão fora dos modelos de distribuição comercial.

Um exemplo disso é a mostra paralela realizada por meio do projeto “Cinema nos Bairros”. Espectadores são atraídos por um telão inflável que percorre os bairros periféricos de Rio Branco durante o evento, levando programação especialmente definida para esse público. Feito em parceria com o grupo peruano “Nómadas”, o projeto atrai, a cada edição, um público maior.

Neste ano, o Pachamama ampliou seu alcance ao unir-se em parceria com o festival chileno de Valdivia e  ao apresentar a categoria “Cinema Comunitário”, para trabalhos de ficção ou documentários realizados em cinema digital e realizados de forma coletiva.

Mais de 300 filmes, de curta e longa duração, de vários estados do país e de países como Espanha, México, Argentina, Peru, Bolívia e Guatemala foram inscritos para esta edição, passando por uma curadoria especializada. Os selecionados farão parte da Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens. A meta é ousada para a região e pretende atingir cerca de 15 mil consumidores de cinema e outras artes integradas a cada edição.

A proposta não beneficia somente os amantes do cinema. Produtores, diretores e atores de múltiplas artes têm a oportunidade de conviver em um mesmo ambiente em que é possível trocar conhecimentos e saberes de seus fazeres artísticos, tanto com a exibição dos filmes, como a partir da realização de debates sobre temas referentes aos interesses das populações da Amazônia e da América Latina ou por meio de palestras promovidas durante a semana.

O Festival Pachamama, a cada edição, homenageia um nome representativo do cinema latino. Na quarta edição, os homenageados serão o diretor argentino José Campuzano, reconhecido por seu caráter inovador e autoral e que vem conquistando diversos prêmios em festivais internacionais e o cineasta e ator brasileiro Zé do Caixão, que completa 50 anos de trajetória artística.

O 4º Festival Internacional Pachamama: Cinema de Fronteira é uma realização do grupo Pachamama e Amazônidas Consultoria, com apresentação da Petrobras. Tem patrocínio do governo do Estado do Acre, por meio da lei de incentivo da Fundação Elias Mansour (FEM). Os apoiadores culturais são: Prefeitura de Rio Branco, Centro Acreano de Hip-Hop, VT Publicidade, Esfera Comunicação, Eme Amazônia, Sejudh, Assessoria dos Povos Indígenas, Detran e Secom, com apoio institucional da Ufac, do Consulado Geral do Peru, do Festival Internacional de Valdivia, do Cineclube Opiniões, do Grupo Nómadas, da Associação Yanemarai e dos gabinetes da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e senador Aníbal Diniz (PT-AC).

Programacao Pachamama de 18 a 24 de novembro

Programação Pachamama com horário e local

Sinopses da  programação do Pachamama

Postado em: 8/11/2013