Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac presente na abertura da 67ª edição da SBPC
conteúdo

Ufac presente na abertura da 67ª edição da SBPC

por glauco publicado 13/07/2015 20h48, última modificação 13/07/2015 20h48
Cerca de 1.200 pessoas prestigiaram o início do evento no Espaço Bazuah, em São Carlos (SP)

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) deu início na noite deste domingo, 12, a 67ª Reunião anual da entidade na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Com o tema “Luz, ciência e ação”, a reunião acontece de 12 a 18 de julho, contando com a participação de pesquisadores, cientistas, estudantes de todo o Brasil e representantes da comunidade científica mundial.

“Ficamos orgulhosos de sermos a sede da reunião 2015” declarou o organizador local da 67ª edição da SBPC, o vice-reitor da UFSCar, Adilson Oliveira, que fez questão de frisar sobre “o quanto foi marcante a edição ocorrida no Acre”. De acordo com Oliveira, a realização desta edição da SBPC é o resultado da dedicação de empreendedores e colaboradores. “Sairemos transformados dessa experiência”, ressaltou.sbpc

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, falou sobre a importância da discussão do tema “luz’. Rebelo lembrou que a Organização da Nações Unidas (ONU) declarou ‘2015’ como o Ano Internacional da Luz. “O desafio é combinar a marcha universal com as exigências universais da ciência e da pesquisa com as condições históricas do tempo de hoje”, afirmou o ministro. Rebelo acrescentou ressaltando que “o mundo se depara com desafios, que seria como a sombra que se contrapõe a luz”.

Para a Presidente da SBPC, Helena Nader, as reuniões anuais da SBPC são, na verdade, um conjunto de eventos, cada qual do seu jeito e com programações próprias. Nader citou que, na edição realizada em Rio Branco, a SBPC Indígena, em caráter pioneiro, devido o sucesso alcançado no meio da comunidade científica, repete-se este ano na UFSCar como, também, o dia da Família na Ciência. A novidade para a edição de 2015, de acordo com Helena é a SBPC Inovação e a participação maciça de pioneiros em tecnologia na ExpoT&C que é uma grande feira de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Como tradição em reuniões da SBPC, foram feitas homenagens a personalidades da ciência brasileira, como Hildebrando Pereira da Silva, um dos mais respeitados especialistas em doenças tropicais do mundo que faleceu em setembro de 2014; Leopoldo de Meis, com importantes contribuições em sua área principal de atuação, a Bioquímica; Mário Tolentino professor, pesquisador e historiador, um dos maiores educadores de São Carlos. Foi referência nas áreas de Sociologia da Ciência, Educação Científica e Cienciometria.

sbpc 2

A cerimônia contou com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro e do secretário da Educação do estado de São Paulo, Herman Jacobus Voorwald, entre outros.

O Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, defendeu que "não há democracia sem relevo dado à Ciência, à Tecnologia, à Inovação e à Cultura, e não há Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura que sejam consistentes se não houver democracia". Ribeiro anunciou, durante a cerimônia, que o Ministério está preparando dois editais que visam justamente valorizar o Brasil e sua história, um destinado à produção de biografias de personagens históricos do País e outro à produção de materiais sobre insurreições populares brasileiras que, nas palavras do Ministro, ainda não foram suficientes abordadas.

Veja+fotos

Postado em: 13/7/2015.