Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac promove Expedição Nacional para alunos do curso de Geografia

Ufac promove Expedição Nacional para alunos do curso de Geografia

por Ascom-01 publicado 30/09/2015 15h40, última modificação 01/10/2015 11h59

A Universidade Federal do Acre (Ufac) promove expedição nacional com alunos do curso de Geografia. Com duração de 20 dias, do dia 3 a 23 de outubro, a expedição pretende visitar os principais biomas brasileiros promovendo uma ligação entre a teoria e a prática.

Saindo do campus de Rio Branco, o destino é Torres, município do Rio Grande do Sul. A expedição pretende visitar cinco biomas brasileiros: Floresta, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas Sulinos.

Waldemir Lima dos Santos e Frank Oliveira Arcos são os professores responsáveis pela expedição. Durante o percurso serão observadas a fragmentação do espaço ambiental, a vulnerabilidade ambiental nos biomas brasileiros e também o aspecto físico, morfoestrutural, geomorfológico, geológico, de formação das paisagens e como isso está sendo alterado. Os aspectos econômicos também serão observados. Outro aspecto  a ser estudado pelos alunos da Ufac diz respeito aos impactos que o agronegócio e a agroindústria estão promovendo nos biomas do Brasil.

Santos lembra que esta expedição era uma atividade regular no curso de Geografia da Ufac, mas que não acontecia desde a década de 1990. “A última expedição foi em 1998. Estamos resgatando essa atividade que é muito importante na formação dos alunos do curso de Geografia. Gostaria de agradecer o esforço da gestão superior para a realização desta expedição. O reitor abraçou a causa e sem esse apoio a nossa viagem não seria possível”, ressaltou o professor. “Queremos tornar esta uma atividade regular no calendário da Ufac e do curso de Geografia. Estamos trabalhando para que aconteça a cada dois anos. Também vamos promover uma viagem internacional”, explicou.

A maioria dos 20 alunos que irão participar da expedição é do curso de Geografia Bacharelado. Existe a expectativa da produção de monografias com os dados observados na expedição. “A viagem vai servir para isso, aprimorar a observação, que é um método da Geografia. Fazer coleta de material, solos e de fragmentos para posterior análise. Muitos alunos estão trabalhando suas monografias com base nesta expedição”, afirmou Waldemir Lima dos Santos.

Postado em: 30/9/2015