Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac promove 2ª Fecinac no campus Floresta

Ufac promove 2ª Fecinac no campus Floresta

por Ascom02 publicado 13/11/2013 09h47, última modificação 13/11/2013 09h47

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou, no período de 6 a 8 de novembro, no Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul, a 2ª Feira Estadual de Ciências da Natureza do Acre (Fecinac) e a 2ª Mostra Científica de Ciências da Amazônia Ocidental.

“Este projeto teve início no ano passado, com os professores Luis Gustavo de Almeida e Ete Feitosa de Oliveira Gomes. Em 2013, o projeto foi aprovado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com abrangência estadual. Ele tem o objetivo de ajudar a promover a ciência nas escolas públicas e privadas, transformando o aluno por meio do conhecimento e, de acordo com Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), estimular a integração da educação superior, com a educação básica no ensino fundamental, médio e técnico”, explicou o professor William Ferreira Alves.

Durante o evento, professores e alunos do ensino médio e superior participaram de palestras, discussões sobre os temas e apresentação de projetos. As palestras foram ministradas pelo professor Rafael Coll Delgado (UFRRJ), com o tema “Avanço do Desmatamento Amazônico e a Sustentabilidade Climática em Cenários Futuros”; pelo professor Miguel Gustavo Xavier (Ufac), com o tema “Agua, Ciência e Conhecimento”; pelo professor Francisco Ricardo Negri (Ufac), com o título “A Coleta de Fósseis na Amazônia-Acre”; e pelo professor Humberto Hissashi Takeda (Unir), com o tema “Química: História, Ciência e Evolução”.

No último dia, foram apresentados oito projetos dos alunos de ensino médio, com 15 participantes. Os temas abordados foram desde denúncias de poluição dos igarapés, em Cruzeiro do Sul, até o princípio de funcionamento de bloqueio de sinal de celulares em prisões. A premiação dos melhores projetos são 20 bolsas Pibic Júnior, no valor de 100 reais, durante 12 meses.

O evento é financiado por CNPq; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ministério da Educação (MEC); Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX); Centro Multidisciplinar (CMulti); e alunos dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia e Biologia. O patrocínio é do Mercantil Cohab e do vereador Jota Marronzinho.

Postado em: 13/11/2013