Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac promove encontro sobre políticas de desenvolvimento territorial do Acre
conteúdo

Ufac promove encontro sobre políticas de desenvolvimento territorial do Acre

por Ascom02 publicado 02/08/2016 13h55, última modificação 03/08/2016 05h05

O Parque Zoobotânico (PZ) da Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), promove o "I Encontro de Políticas de Desenvolvimento Territorial do Acre". O evento acontece de 03 a 05 de agosto no Anfiteatro Garibaldi Brasil e pretende promover um debate sobre o desenvolvimento territorial e o protagonismo da sociedade civil na construção e gestão das políticas públicas na agricultura familiar do Acre.

Durante o evento será realizado o "I Seminário de Desenvolvimento Territorial do Estado do Acre" e o "I Seminário de Mulheres dos Territórios Rurais e da Cidadania do Acre".

Para a coordenadora do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Acre (NEDACRE/Ufac), Maria de Nazaré Costa de Macêdo, o encontro irá fortalecer e empoderar os colegiados. "O objetivo é facilitar o processo de desenvolvimento dos colegiados territoriais, permitindo que as pessoas se empoderem para conseguir o próprio desenvolvimento", disse a coordenadora.

"Queremos, neste encontro, promover uma troca de experiência entre os dos colegiados de todos os territórios do Acre e explicar as políticas públicas e porque elas são importantes para viabilizar o desenvolvimento da sociedade".

Os eventos abordam temas como a política territorial rural; povos e comunidades tradicionais; gênero e enfrentamento a violência contra a mulher; juventude e campo: desafios e perspectivas; economia solidária e política de desenvolvimento territorial rural.

NEDETs

Os Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDETs) tem o objetivo de contribuir para a consolidação da abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento sustentável para o Brasil Rural, apoiando os Colegiados Territoriais, institucionalidades representativas dos territórios rurais que contam com a participação do poder público e da sociedade civil. Os NEDETs são resultado de parceria entre diversas secretarias ligadas ao então Ministério do Desenvolvimento Agrário e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Programação das palestras e encontros temáticos:

Quarta- feira, 03 de agosto de 2016

19h30 – Solenidade de abertura (Bloco da Pós-graduação)

20h – Palestra: Política Territorial Rural

Quinta- feira, 04 de agosto de 2016

08h30 – Palestra: “Povos e comunidades tradicionais”

10h30  – Palestra: “Gênero e enfrentamento a violência contra a mulher”

14h – Palestra: “Juventude e Campo: desafios e perspectivas”

16h – Palestra:  “Economia Solidária e Política de Desenvolvimento Territorial Rural”

Sexta- feira, 05 de agosto de 2016

08h30 – Apresentação da Rede Estadual de Colegiados

9h – Rodas de conversas/Grupos Temáticos

  • Grupo I - Inclusão Produtiva
  • Grupo II - Gestão Social
  • Grupo III - Mulheres

14h – Plenária

19h30 -  Noite Cultural

Publicado em: 2/8/2016