Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac promove minicurso ‘Considerações Filosóficas sobre a matematização das Ciências da Natureza’

por Ascom02 publicado 03/07/2014 14h53, última modificação 03/07/2014 14h53

A Universidade Federal do Acre (Ufac) promove de 7 a 9 de julho, das 8 às 12h, no auditório da Pós-graduação, no Bloco dos Mestrados, o minicurso “Considerações Filosóficas sobre a matematização das Ciências da Natureza”. O curso será ofertado pelo professor do Departamento de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Janeiro (PUC-Rio), Raphael de Paola.

O minicurso organiza-se a partir da famosa frase de Galileu “O livro da natureza foi escrito em linguagem matemática.” A famosa frase do pensador italiano dá por suposto que a matemática deva ser usada na “filosofia da natureza” como uma linguagem. O que isso implica? Essa e as seguintes questões serão abordadas durante três dias pelo professor Raphael de Paola.

Confira abaixo os aspectos que serão abordados no minicurso:

• O que queremos dizer com ciência “exata"?
  • Como a matemática é usada nas ciências da natureza? Analogia, abstração e fato concreto;
  • Matemática e a noção de causa: a matemática não causa o acontecer físico;
  • Matemática e a noção de essência: há uma essência matemática nas coisas?
  • Matemática e movimento: a matemática deixa de fora a noção de mudança;
  • Leis matemáticas gerais e soluções particulares das equações: o caráter potencial das leis matemáticas e o problema da interpretação da Mecânica Quântica.

Postado em: 3/7/2014