Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac promove 2º Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

por Ascom02 publicado 19/11/2014 15h00, última modificação 19/11/2014 15h36

A Universidade Federal do Acre (Ufac) deu início hoje pela manhã, 19, no Teatro Universitário, às atividades do 2º Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O objetivo do evento é avaliar as ações do programa desenvolvidas nos “campi” de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul, além de expor à comunidade os trabalhos realizados pelas equipes envolvidas no Pibid, por meio da interação entre a Ufac e escolas públicas.

O Pibid é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O 2º Seminário conta com a participação especial da professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Nukácia Meyre Silva Araújo, que proferiu a conferência de abertura do evento com o tema “Desafios da prática docente: ensinamos o que somos”.

Segundo o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, programas como o Pibid propiciam o diálogo entre a educação básica e a universidade. “Não é possível desvincular a educação básica do ensino superior. Precisamos escutar as diferentes vozes que permeiam os debates sobre a educação para que se possa verdadeiramente construir um sistema de ensino com qualidade e que garanta ao cidadão o status de protagonista de sua história”, ressaltou Kinpara a abertura do seminário.

Atualmente, a Ufac possui 19 cursos de licenciatura envolvidos no Pibid. Cada curso conta com um professor que coordena o programa. Ao todo, são 1020 pessoas envolvidas na atividade; 45 escolas públicas e cerca de 7 mil alunos dessas escolas.

A Ufac acolhe o Pibid desde agosto de 2010. O programa visa o aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes de graduação na rede de educação pública. No início, participaram os cursos de Ciências Biológicas, com 16 alunos; Física e Química, com 16 alunos cada; e Matemática, com 24 alunos, perfazendo um total de 72 alunos, todos do Campus Rio Branco.

Em 2012, foram incorporados ao programa 14 novos cursos, distribuídos nos dois “campi” da Ufac: o Campus Rio Branco, com os cursos de Educação Física, Letras-Espanhol, Filosofia, Geografia, História, Letras-Inglês, Música, Pedagogia e Letras-Português; e o Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, com os cursos de Ciências Biológicas, Letras-Espanhol, Letras-Inglês, Pedagogia e Letras-Português.

O evento contou com a participação da vice-reitora, Guida Aquino; do diretor de Ensino da secretaria Estadual de Educação, Josenir Calixto; da coordenadora institucional do Pibid, Rosane Garcia Silva e da pró-reitora de Graduação, Socorro Neri.

Postado em: 19/11/2014