Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac promove seminários sobre nanotecnologia

Ufac promove seminários sobre nanotecnologia

por Ascom02 publicado 25/01/2013 10h36, última modificação 25/01/2013 10h36

Membro do Grupo de Nanociências, Nanotecnologia e Nanobiotecnologia da Universidade Federal do Acre (Ufac), o doutor Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito, do corpo docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), esteve durante uma semana na instituição acriana, ministrando dois seminários e um minicurso nas áreas de nanotecnologia e de produção de artigos científicos.

“Todas as atividades desenvolvidas pelo doutor Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito na nossa universidade”, explica o professor Fernando Escócio Drummond Faria, coordenador da pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Ufac, “fazem parte de uma disciplina oferecida pelo nosso curso de doutorado que, é sempre bom ressaltar, faz parte da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal”.

“Além do mais”, ainda no dizer do professor Fernando Escócio, “o doutor Sócrates, nesta sua breve estada entre nós, também prestou relevantes contribuições, na qualidade de consultor, para o embasamento de uma proposta que enviaremos à Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] para a criação, na Ufac, de cursos de mestrado e doutorado em Nanociências”.

Rede Bionorte da Amazônia Legal

A Rede Bionorte da Amazônia Legal é integrada por instituições que atuam em biodiversidade e biotecnologia, visando à formação de recursos humanos e desenvolvimento científico e tecnológico, no intuito de acelerar, em médio prazo, o processo de desenvolvimento da Amazônia brasileira, produzindo impactos socioeconômicos permitindo a melhoria da qualidade de vida da população.

O principal objetivo da citada rede é o de integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação de doutores, com foco na biodiversidade e na biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A Bionorte é dirigida por um conselho diretor, gerenciada por um coordenador executivo e assessorada por um comitê científico. Fazem parte do conselho diretor representantes dos ministérios da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento, do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

Eryvaldo Sócrates

O doutor Eryvaldo Sócrates possui doutorado em Farmácia pela Université de Paris XI (Paris-Sud), na França, pós-doutorado na The University of Georgia, nos Estados Unidos, em 2001, e atualmente faz um pós-doutorado na The University of Florida. É Bolsista de Produtividade do CNPq, Nível 2, desde março de 2008; membro integrante da Comissão de Avaliação da Pós-graduação na Capes, área de Medicina II desde 2010.