Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza abertura da 66ª reunião anual da SBPC

Ufac realiza abertura da 66ª reunião anual da SBPC

por Ascom02 publicado 22/07/2014 22h45, última modificação 24/07/2014 16h18

A Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) deram início nessa terça-feira, 22, ao maior e mais importante evento em ciência e tecnologia do país. Trata-se da 66ª Reunião Anual da SBPC, que se estende até o próximo domingo, 27, com variadas atrações científicas, tecnológicas e culturais.

A solenidade iniciou às 19h, no Teatro Universitário da Ufac e contou com a presença da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader; do reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara; da vice-reitora da Ufac, Guida Aquino; do Ministro da Ciência e Tecnologia, Clelio Campolina Diniz; do secretário Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre, Marcelo Minghelli; do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre; da presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Tamara Naiz; além de representantes do Ministério da Defesa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e demais autoridades.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, ressaltou em seu discurso a importância da ciência e tecnologia para diminuição das diferenças regionais. “Temos um país continental, com múltiplas realidades. A ciência e a tecnologia são imprescindíveis para o progresso do Brasil. O legado que a SBPC deixará para a Ufac é o de aproximar a ciência e tecnologia do cotidiano e da vida das pessoas”. Kinpara agradeceu a presença dos cientistas, estudantes, professores, pesquisadores e ressaltou que a Ufac recebe a todos com “muito carinho e hospitalidade. Tenham todos um ótimo evento”.

A presidente da SBPC, Helena Nader, destacou que o tema do evento “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras” reflete o tema central escolhido para o evento. “A Amazônia tem uma riqueza natural que transborda as delimitações da geografia política, já que esse acervo do planeta é cada vez mais reconhecido como imprescindível à preservação das espécies vivas. É nesse imenso laboratório natural que se integra o Acre e sua capital Rio Branco, onde vamos realizar a 66ª Reunião Anual da SBPC”, ressaltou.

Atrações científicas, culturais e estrangeiras

Durante os próximos dias, o campus universitário de Rio Branco acolherá estudantes, cientistas e pesquisadores de todo o Brasil, além do público visitante local. A reunião terá vários espaços de debates, palestras, conferências, minicursos, shows musicais e peças de teatro. As atrações são de acesso livre e gratuito aos visitantes, os quais poderão conhecer o que há de mais atual em inovações científicas no Brasil e no mundo.

O evento deste ano conta com a participação de associações científicas estrangeiras. Integram essa liga para o progresso da ciência a Associação Chinesa para a Ciência e a Tecnologia (China Association for Science and Technology — Cast); a Associação Europeia para a Ciência (EuroScience — ES); o Congresso de Associações de Ciência da Índia (Indian Science Congress Association — Isca); e a Associação Americana para o Avanço da Ciência (American Association for the Advancement of Science — AAAS). Haverá, ainda, a participação de cientistas renomados da América Latina.

Postado em: 22/7/2014