Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza audiência pública no Juruá

Ufac realiza audiência pública no Juruá

por Ascom02 publicado 03/09/2013 10h15, última modificação 03/09/2013 10h27

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou na tarde da última segunda-feira, 2, no Campus Floresta, a primeira audiência pública envolvendo professores, alunos, servidores técnico-administrativos, instituições públicas e privadas, estudantes de ensino médio e a sociedade. O objetivo foi definir, utilizando um debate público, quais metas a universidade traçará para melhor atender a sociedade, através da exposição de propostas e demandas.

O encontro foi conduzido pelo consultor Peter Dostler, da empresa GD Consult, e aconteceu no auditório da escola de ensino médio Dom Henrique Ruth, onde ele falou sobre a importância de se construir uma universidade propositiva, contemporânea e eficiente, reconhecida como referência em ensino, pesquisa e extensão de qualidade. “São poucos os que, realmente, tem o interesse de ajudar a melhorar, quando surge a oportunidade”, declarou Dostler.

Mesmo com a presença reduzida de autoridades locais, o debate levantou questões para ajudar a compor o Planejamento Estratégico da Ufac. José Gomes, representante da Polícia Civil, participante da audiência, afirmou que “é um momento único para a sociedade”, ao descrever sua experiência como acadêmico e funcionário público e falar dos benefícios que a instituição pode trazer. “Nós temos muito a ganhar se a universidade ficar mais perto da sociedade”, concluiu ele.

Troca de saberes com a cultura local, interação dos pesquisadores com profissionais da sociedade, preparação dos alunos secundaristas para entrar na universidade, entre outras, foram questões levantadas durante a audiência. Para a vice-reitora Guida Aquino, “as autoridades da cidade poderiam ter enriquecido ainda mais esse debate, já que uma universidade melhor produz uma sociedade melhor”, afirmou ela, durante apresentação das ações que a Ufac vem realizando no Estado, como seu Planejamento Estratégico, que pode ajudar a melhorá-la. “As melhores decisões, hoje, vão interferir positivamente no desempenho do amanhã”, concluiu Guida.

Postado em: 3/9/2013