Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza encontro de estudantes bolsistas

Ufac realiza encontro de estudantes bolsistas

por Ascom02 publicado 22/07/2016 12h39, última modificação 22/07/2016 12h39

Bolsistas pró-inclusão e pró-estudo da Universidade Federal do Acre (Ufac) participaram nesta sexta-feira, 22, do encontro mensal promovido pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes). Atividade foi desenvolvida, simultaneamente, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

No anfiteatro Garibaldi Brasil, os bolsistas foram acolhidos pela equipe da Proaes e pela reitora em exercício, Guida Aquino. “Vocês, estudantes, são os pilares da família Ufac. A proaes é um pró-reitoria nova, criada logo no início da gestão do professor Minoru, para dar todo o suporte de que vocês precisam. O cuidado com vocês é uma prioridade”, destacou Aquino. “Sabemos que os programas de auxílios e bolsas são fundamentais para a permanência de muitos dos nossos estudantes na universidade. Todo esforço é feito para essa manutenção”, disse.

Nos últimos quatro anos, a Ufac testemunhou um salto no desenvolvimento de políticas de assistência estudantil.  Os investimentos em bolsas e auxílios, por exemplo, passaram de R$ 2 milhões em 2012 para mais de R$ 10 milhões em 2015. Atualmente, a universidade mantém 12 programas de assistência estudantil, incluindo bolsas e auxílios. A bolsa denominada Pró-Inclusão é destinada a estudantes que ingressaram pelo sistema de cotas. A bolsa Pró-Estudo beneficia estudantes dos diferentes períodos, desde que atendidos os requisitos estabelecidos em edital.

“Hoje, estamos assinando o termo de compromisso dos editais referentes ao primeiro semestre de 2016 e que, portanto, terão validade até o fim do semestre letivo em outubro. Entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, incluindo bolsas e auxílios, são cerca de novos mil bolsistas”, afirmou o pró-reitor de assuntos estudantis, Antonio Pontes Junior. “Fomos avaliados, recentemente, pelo Ministério da Educação e aumentamos nossa nota geral de recredenciamento de “3” para “4” em uma escala que vai até “5”. O destaque, entretanto, é que em muitos itens alcançamos a nota máxima e um desses pontos diz respeito, exatamente, à política de assistência estudantil. Essa é uma vitória e demonstra o nosso compromisso com vocês”, frisou Guida.

Os encontros de bolsistas são eventos mensais de contrapartida dos editais das bolsas Pró-Estudo e Pró-Inclusão em que são oferecidas programações diversificadas que variam de apresentações culturais a discussões de carátercientífico. O objetivo do encontro é reunir os bolsistas do programa para realizar troca de experiências, estimulando o conhecimento para o pleno desenvolvimento na vida acadêmica.

Acadêmica do sétimo período do curso de licenciatura em Letras/Português, Elayne Lima, é bolsista pró-estudo desde o segundo semestre do primeiro anos de graduação. Com o benefício, no valor de R$ 400, e o auxílio moradia, já que a estudante é natural de Sena Madureira, Elayne diz conseguir manter-se na universidade “Minha mãe não tem um trabalho fixo e eu tive que me mudar para Rio Branco. Esse dinheiro me serve para tudo. Aluguel, alimentação, deslocamento, xerox. Essa bolsa tem sido fundamental para mim”, afirma a jovem.

A programação do encontro de bolsistas da proaes contou com uma palestra sobre igualdade racial, em alusão ao Dia da Mulher Negra comemorado nesta sexta-feira.

Publicado em: 22/7/2016