Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza premiação de olimpíada nacional de Matemática

Ufac realiza premiação de olimpíada nacional de Matemática

por Ascom02 publicado 19/08/2016 11h54, última modificação 19/08/2016 11h54

Estudantes de Rio Branco, destaques na edição 2015 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), foram homenageados nesta sexta-feira, 19, em cerimônia de premiação realizada na Universidade Federal do Acre (Ufac).  Foram concedidas 28 medalhas de bronze, três de prata e oito menções honrosas. Escolas com destaque em índices de aprovação também foram homenageadas com troféus e kits didáticos e professores receberam diplomas de mérito.

Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, a Obmep é dirigida a estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e médio das escolas públicas e tem como objetivo incentivar o estudo da Matemática e promover boas práticas no ensino da disciplina.

“A Obmep acaba sendo um instrumento para descobrir e estimular talentos em nosso país, incentivando, inclusive, a formação profissional. Afinal, daqui podem sair não apenas matemáticos, mas profissionais para as mais diversas áreas, especialmente em engenharia, tecnologia e inovação”, destacou o coordenador regional da Obmep, professor José Ivan Ramos.

Presente na solenidade de premiação, o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, parabenizou todos os homenageados e destacou a importância da olimpíada. “O conhecimento é a base para o desenvolvimento de qualquer nação. Participar de uma competição como essa traz a esses estudantes não só a ampliação do saber matemático, mas conhecimento de mundo”, disse. “É um benefício coletivo. Ganha o aluno, a escola, a universidade e o país, que terá, no futuro, um excelente profissional e pesquisador.”

Veterano na Obmep, o estudante do 9º ano na escola Neutel Maia, Júlio César Oliveira, 14, comemorava a terceira medalha de bronze consecutiva. Seguro, ele garantiu ser um grande apreciador da Matemática. “Eu nunca achei a Matemática difícil. Para dizer a verdade, eu amo essa matéria e é muito fácil entender o porquê. Ela simplesmente está na origem de tudo”, justificou o garoto, que já se prepara para a segunda fase da Obmep 2016. “Achei a primeira fase tranquila. Talvez esteja vindo por aí a medalha de ouro.”

O exame da segunda etapa da Obmep 2016 será realizado no próximo dia 10 de setembro. O teste terá seis questões dissertativas que vão exigir dos estudantes a descrição do raciocínio matemático usado para revolver os problemas. O resultado final deverá ser divulgado em 30 de novembro. Serão 6.500 alunos premiados com medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze), além de 46.200 menções honrosas no Brasil inteiro.

Postado em: 19/8/2016