Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza solenidade de abertura do 35º Eneh

Ufac realiza solenidade de abertura do 35º Eneh

por Ascom02 publicado 26/07/2016 08h10, última modificação 26/07/2016 09h02
Evento traz ao Acre estudantes e pesquisadores de História de todo o país

Foi realizada nesta segunda-feira, 25, a solenidade de abertura do 35º Encontro Nacional de Estudantes de História (Eneh). Realizado pela primeira vez em Rio Branco, o evento traz à Universidade Federal do Acre (Ufac), estudantes e pesquisadores de todas as regiões do país.

Com o tema “A Crise e o Avanço Conservador na América Latina: Os cortes da Educação, Resistência das Mulheres e a Luta por Terra”, o evento traz na programação conferências, mesas redondas, simpósios, plenárias e minicursos. Em seu discurso, a reitora em exercício, Guida Aquino, destacou a satisfação da universidade em sediar o encontro que é um dos mais antigos do país no segmento.

“Nós, na Ufac, ficamos muito felizes em poder receber tantos estudantes aqui. Esse é um avanço que conseguimos alcançar, preparar a universidade para receber grandes eventos”, disse Aquino. “Nossa expectativa é que o evento seja produtivo para cada um de vocês e que das reflexões e discussões feitas aqui resultem ideias que possam ser transformadas em políticas públicas a serem aplicadas no Acre e em outros estados brasileiros”.

Formada em teatro pela Universidade Federal do Maranhão, Raimunda Frazão, pesquisadora e cordelista, aceitou o convite de participar do encontro de estudantes de história. Segundo ela, a busca pelo aprendizado deve ser constante. “A história é importante para todos, não apenas historiadores. Um encontro como esse é importante, porque discutiremos assuntos do passado e do presente que nos darão sustentação para o futuro”, justificou.

Participaram também da mesa de honra da solenidade, o pró-reitor de assuntos estudantis, Antonio Pontes Junior; o diretor do Centro Filosofia e Ciências Humanas, José Dourado; o representante do movimento estudantil de história na região norte, Wesley Diógenes; o coordenador do evento, Fernando Ferreira; a representante do curso de licenciatura em história, Thays Cavalcante; o representante do curso de bacharelado em História, Richard Brilhante; e a representante do Centro Acadêmico do curso de bacharelado em história, Kersey Moraes.

A partir das 19h, no anfiteatro Garibaldi Brasil, ocorrerá a mesa das Mulheres com participação da professora da Ufac Margarete Edul Prado e da Conselheira Estadual da Mulher no Pará, Sandra Regina Alves.  A programação do Eneh segue até o próximo sábado, 30, com show de encerramento do cantor Otto, na Firb/Faao.

Estudantes de História chegam ao Acre para 35º Encontro Nacional

Acadêmicos de História de todas as regiões do Brasil começaram a chegar a Rio Branco na quinta-feira passada. As delegações de Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais e Brasília foram as primeiras a desembarcar em Rio Branco.

Na chegada, os estudantes receberam orientações sobre atividades programadas para os próximos dias e recomendações sobre a convivência no acampamento montado dentro do campus.

Vindo da Universidade de Brasília (UnB), Petterson Santos diz esperar que os participantes promovam debates que integrem grandes políticas e práticas do cotidiano. O estudante, juntamente com a também acadêmica de História, Sabrina Cristina Queiroz, irá ministrar o minicurso “Som de Preto: a militância elitista que não atua”.

(Com informações de Valéria Santana Comunicação Eneh/acadêmica de Comunicação Social-Jornalismo)

Publicado em: 25/7/2016