Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza treinamento em liderança

Ufac realiza treinamento em liderança

por Ascom02 publicado 10/09/2014 09h31, última modificação 10/09/2014 09h31

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodgep) da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou nesta terça-feira, 9, a capacitação “Coaching como Estilo de Liderança”, ministrada pela master coach senior e trainer do Instituto Brasileiro de Coaching, Caterine Castro.

O treinamento contou com a participação de acadêmicos, professores, técnico-administrativos, diretores, coordenadores e pró-reitores, além do reitor Minoru Kinpara e da vice-reitora Guida Aquino.

A capacitação teve o objetivo de proporcionar aos participantes técnicas para a melhoria da qualidade do atendimento institucional, além do fortalecimento da conduta dos agentes públicos em suas atribuições administrativas. O evento foi aberto a toda a comunidade acadêmica.

Para Caterine, liderança é uma habilidade desenvolvida que pode criar um diferencial nos ambientes em que o profissional atua. “O coaching nada mais é que o aumento da capacidade para conduzir ideias”, disse.

Sobre o coaching

O coaching surgiu dentro do meio esportivo norte-americano, inicialmente como uma técnica específica utilizada por alguns treinadores para motivar profissionais de esportes individuais, como o tênis ou o esqui. O grande diferencial do método era o chamado “inner game” (jogo interior), que pode ser definido assim: o oponente real do esportista não é seu competidor, mas suas limitações e fraquezas. O jogo interno é praticado para superar hábitos mentais que inibem o melhor desempenho.

O sucesso da técnica despertou o interesse de alguns executivos que praticavam tênis e que acharam que a técnica poderia ser utilizada também dentro do mundo corporativo. O coaching adaptado para treinamento de executivos ficou conhecido como “Executive Coaching”.

Postado em: 10/9/2014