Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza treinamento para uso de lousas interativas

Ufac realiza treinamento para uso de lousas interativas

por Ascom02 publicado 13/10/2014 15h27, última modificação 13/10/2014 15h27
Atividade é destinada a professores, técnico-administrativos e monitores que atuam nas salas ambientes

O Núcleo de Interiorização de Educação a Distância (Niead) realiza, nos próximos dias 15,16 e 17, treinamento para utilização das telas interativas digitais adquiridas pela Universidade Federal do Acre (Ufac). As orientações são destinadas a professores, técnico-administrativos e estudantes monitores que atuam nas salas ambientes da instituição, onde as novas lousas foram instaladas.

Ao todo, serão formadas cinco turmas com capacidade para até 20 pessoas. O treinamento, que será realizado na sala ambiente do Niead, terá duração média de duas horas e será ministrado por representantes da Arq Design, empresa que venceu a licitação para o fornecimento da nova tecnologia. No primeiro dia, quarta-feira, haverá apenas uma turma no turno da tarde (das 15h às 17h).  Na quinta e na sexta-feira haverá opção também pela manhã, das 9h às 11h.

Além de ferramentas de escrita e desenho, as lousas interativas permitem navegação por gestos, gravação em formato de vídeo com áudio sincronizado e realização de conferência através da internet. A nova tecnologia tem digitalização baseada em infravermelho e ultrassom, com espaço para projeção de imagens com diagonal mínima de 79 polegadas e resolução mínima de 1,5 metro.

O investimento total para a aquisição das telas interativas portáteis alcança mais de R$ 300 mil e integra o projeto de Tecnologias Educacionais que visa ampliar a capacidade da instituição em oferecer à comunidade acadêmica e demais partes interessadas recursos e formação para utilização das tecnologias educacionais em todas as modalidades de ensino, pesquisa e extensão.

O treinamento atende ao calendário do Niead, que já programava essa atividade para o segundo semestre. “Antes mesmo da instalação das lousas interativas foi realizado um treinamento similar sobre os dispositivos que a tecnologia oferece. Agora, será uma atividade com público mais amplo, focado realmente na comunidade acadêmica. É importante a participação de todos”, destaca Antonio Pontes Junior, diretor do Niead e coordenador do projeto estratégico de Tecnologias Educacionais.

As inscrições podem ser feitas no local ou, antecipadamente, pelo e-mail acfpjr@gmail.com.

Postado em: 13/10/2014