Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza workshop sobre Plano de Desenvolvimento Institucional

Ufac realiza workshop sobre Plano de Desenvolvimento Institucional

por Ascom02 publicado 15/12/2014 14h00, última modificação 15/12/2014 15h24
Lançamento do “Ufac em números”

Representantes da comunidade universitária participam hoje e amanhã (2 e 3), no novo prédio do curso de Engenharia Civil (Bloco Omar Sabino – Sala do 1º e 2º períodos/térreo), do Workshop Plano de Desenvolvimento PDI 2015/2019 da Universidade Federal do Acre (Ufac). A ação faz parte de mais uma etapa de elaboração do documento que define a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos no período de cinco anos.

“Estamos aqui para mais uma reunião de trabalho. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é extremamente importante para a universidade não apenas pela exigência do Ministério da Educação, mas por nortear os rumos da nossa instituição. O novo PDI indicará aonde queremos chegar”, disse a reitora em exercício, Guida Aquino, destacando a importância da participação da comunidade na elaboração do documento. “Esperamos, assim como no nosso planejamento estratégico construído coletivamente ao longo de um ano, poder contar com a participação de todos antes da aprovação final junto ao Conselho Universitário”.

Com validade de 2015 a 2019, o PDI deverá contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações do plano estratégico da Ufac, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e o orçamento. O documento final deve apresentar, ainda, um quadro-resumo contendo a relação dos principais indicadores de desempenho, o que possibilitará, ao fim dos cinco anos de vigência, uma comparação da situação atual e futura.

O workshop abordará diversos aspectos da instituição que estarão presentes no plano de desenvolvimento. “Temos, hoje, um documento base em fase de construção. Esse documento aborda alguns eixos que definem políticas, objetivos e metas para graduação, pós-graduação, extensão, organização administrativa, gestão de pessoas, apoio estudantil, interiorização e educação à distância, inclusão social, entre outros, e todos esses temas estarão sendo discutidos aqui”, explicou o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid.

Lançamento do “Ufac em números”

O primeiro dia do workshop marcou, também, o lançamento do “Ufac em números”, uma publicação inédita que reúne dados e informações relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão, além de recursos humanos, infraestrutura e recursos orçamentários.

“Com o planejamento estratégico, o plano de desenvolvimento da instituição e, agora, o Ufac em números temos três documentos norteadores de caminhos a seguir”, explicou Hid.

A coletânea reúne dados de 2013 e tem por objetivo subsidiar os gestores no processo de planejamento interno e na tomada de decisões, permitindo, ainda, aos demais usuários a melhor compreensão sobre o cenário atual da instituição. A publicação deve ter lançamentos regulares a partir de agora.

Clique aqui para visualizar a Ufac em números

Alguns dados presentes no “Ufac em números”

Cursos ofertados - 46

Total de vagas – 2.100