Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac recebe apoio da prefeitura de Rio Branco para realização da 66ª Reunião da SBPC
conteúdo

Ufac recebe apoio da prefeitura de Rio Branco para realização da 66ª Reunião da SBPC

por Ascom-01 publicado 11/10/2013 14h45, última modificação 11/10/2013 15h15

A prefeitura de Rio Branco vai ser parceira da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Universidade Federal do Acre (Ufac) na realização da 66ª Reunião Anual da SBPC, que ocorrerá na capital entre os dias 22 e 27 de julho do próximo ano e deve reunir cerca de 10 mil cientistas do Brasil e de várias partes do mundo.

O evento será realizado no Campus Rio Branco da Ufac e terá como tema “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia Sem Fronteiras”. Nessa quinta-feira, 10, à noite, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, recebeu a direção da SBPC e da Ufac para tratar dos detalhes da parceria.

Marcus Alexandre destacou que a reunião da SBPC vai deixar um legado para o Estado e garantiu o apoio logístico necessário para a realização do evento. Ficou acertado que os professores municipais serão qualificados e que nos estandes da Expo T&C e SBPC Cultural serão expostos projetos da prefeitura.

Ufac recebe apoio da prefeitura de Rio Branco para realização da 66ª Reunião da SBPC

Uma das novidades dessa edição da Reunião da SBPC é que, paralelamente, acontecerá a SBPC Jovem, que se destina a estudantes do ensino básico. Também haverá dois dias com uma programação voltada para a família. “Esse evento é uma grande oportunidade para Rio Branco, que vai receber cientistas de várias partes do mundo e que vão deixar aqui parte de seus conhecimentos, inovações científicas e tecnológicas”, ressaltou o prefeito. “A qualificação de nossos professores dentro desse evento vai resultar numa melhor qualidade do ensino em nossas escolas”. Outra novidade para a 66ª Reunião Anual será a SBPC Mundo, com presença de pesquisadores da Europa, Estados Unidos, China e Índia.

A reitora em exercício da Ufac, Guida Aquino, disse que as reuniões da SBPC impactam as cidades e garantem ciência de ponta para as instituições. “Todos ganham, por isso é importante que os gestores, como o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre, se envolvam e sejam parceiros nessa jornada”, lembrou. O deputado federal Sibá Machado, que acompanha as reuniões da SPBC pelo país, disse que as cidades ganham ao absorver os conhecimentos trazidos pelos cientistas e suas experiências.

O diretor do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Hildo Montysuma, sugeriu que os saberes dos povos tradicionais, como índios, seringueiros e ribeirinhos, sejam compartilhados na reunião da SBPC no Acre, bem como os estudos sobre a “ayahuasca”, o que foi bem aceito pela direção da entidade científica.

As reuniões da SBPC movimentam o universo acadêmico e científico nacionais, bem como a cultura local e a cidade que o sedia e reúnem, em média, 10 mil participantes, entre o público visitante, professores, estudantes, pesquisadores e cientistas. A programação inclui conferências, mesas-redondas, simpósios, encontros, sessões especiais, minicursos e oficinas.

 

Organização de Rio Branco é destacada

Durante a reunião com o prefeito, o secretário-geral da SBPC, Aldo Malavasi, destacou a limpeza da cidade, que considerou “como uma bela cidade: limpa, urbanizada e organizada. Dá para ver que é uma cidade muito bem cuidada e isso se reflete na qualidade de vida das pessoas”.

Já a presidente da entidade, Helena Nader, ressaltou o empenho do prefeito Marcus Alexandre em fazer parceria com a SBPC: “Em todos os estados buscamos o apoio de governadores e prefeitos, mas nem todos compreendem o alcance do evento e aqui no Acre sentimos que os dois sabem a importância da reunião e se propuseram a dar todo o apoio necessário”.

O que haverá na SBPC Acre

• SBPC Jovem: destina-se a estudantes do ensino básico (fundamental e médio) e profissionalizante. Suas atividades são gratuitas, de acesso livre e abertas ao público em geral. Têm por objetivo despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia.

• Jornada Nacional de Iniciação Científica: é um espaço para que estudantes de graduação ou mesmo do ensino médio e profissionalizante exponham e apresentem seus trabalhos científicos na chamada “sessão de pôsteres”.

• Expo T&C: trata-se de uma mostra de ciência, tecnologia e inovação, feita em estandes. Reúne centenas de expositores, entre universidades, institutos de pesquisa, instituições governamentais, agências de fomento e organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

• SBPC Cultural: envolve o meio artístico, com atividades culturais que enfatizam a expressão regional. Sua programação é composta por shows musicais, exibição de vídeos, apresentação de peças de teatro, feira de produtos artesanais etc.

SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi fundada em 1948 por um grupo de cientistas. É uma associação civil sem fins lucrativos e sem caráter político partidário, com sede em São Paulo. Hoje tem mais de 6 mil sócios, entre pesquisadores, professores e estudantes.

(Fonte: Ascom-Prefeitura)

Postado em: 11/10/2013