Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac recebe convite para participar do Nedifac

Ufac recebe convite para participar do Nedifac

por Ascom02 publicado 08/04/2013 14h37, última modificação 08/04/2013 14h37
Núcleo objetiva a criação de políticas públicas para desenvolver áreas de fronteira

A reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, recebeu nesta segunda-feira, 8, pela manhã, representantes da Secretaria de Estado da Casa Civil. A visita teve o objetivo de convidar a universidade para integrar câmaras técnicas do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Estado do Acre (Nedifac).

O Nedifac foi instituído no final do ano passado para fazer parte do Plano Brasil Fronteira do Ministério da Integração, cuja finalidade é fomentar o desenvolvimento socioeconômico dos 588 municípios brasileiros localizados em áreas de fronteira. Ficará a cargo do Nedifac a coordenação, o acompanhamento e a avaliação de políticas públicas prioritárias para regiões fronteiriças do Estado do Acre.

Para cumprir esses objetivos, foram criadas seis câmaras técnicas: de segurança; de meio ambiente e saúde; de integração; de educação e tecnologia; de turismo e de desenvolvimento sustentável. A Ufac poderá participar das câmaras técnicas por indicação de titulares e suplentes. O Nedifac fará reuniões ordinárias uma vez por mês para decidir e avaliar assuntos referentes ao desenvolvimento da área de fronteira. Representantes de instituições ou entidades de países vizinhos do Acre poderão participar das reuniões, como observadores ou convidados.

Segundo consta no decreto que o instituiu, o Nedifac terá estrutura e funcionamento definidos por regimento interno, a ser elaborado por sua coordenação e aprovado por voto da maioria de seus membros, os quais não serão remunerados.