Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac recebe lançamento da campanha ‘Maio Amarelo’

Ufac recebe lançamento da campanha ‘Maio Amarelo’

por Ascom02 publicado 04/05/2016 15h05, última modificação 04/05/2016 15h05

A Universidade Federal do Acre (Ufac) foi palco, na manhã desta quarta-feira, 4, do lançamento da campanha “Maio Amarelo”, movimento de educação no trânsito realizado em várias cidades brasileiras. Na ocasião, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) apresentou o Projeto de Respeito às Faixas de Pedestre, com o tema “Não tire a faixa da cabeça”.

O diretor-geral do Detran, Pedro Longo, lembrou que a escolha do mês de maio para a campanha nacional faz alusão ao decreto da Organização das Nações Unidos (ONU), que no dia 11 de maio de 2011 decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.

“A sociedade precisa estar mais atenta ao trânsito é isso que o ‘Maio Amarelo’ e o Projeto de Respeito às Faixas de Pedestre propõem. Lançar um olhar diferente sobre o trânsito e mudar a prática na condução nos leva a evitar acidentes e mortes e conquistar um trânsito que nos orgulhe a todos no Estado”, disse Longo.

A estudante de Jornalismo da Ufac, Marina de Oliveira, 23, vítima de um grave acidente de carro há um mês, em frente ao Horto Florestal, também foi lembrada durante a solenidade. “Hoje, quando completamos um mês sem Marina, os sentimentos se embaralham. Através do Somar [Sonhos de Marina] queremos nos juntar e ajudar as pessoas que passaram por essa situação de alguma forma. Queremos também estimular as pessoas a refletir sobre o poder que cada um tem nas mãos ao dirigir. Os sonhos de Marina não ficaram na estrada. Eles seguem”, disse, emocionada, Samara Lima, representante do movimento Somar.

A reitora em exercício da Ufac, Guida Aquino, fez questão de se solidarizar com a mãe da estudante. Ela seguia para o trabalho quando foi atingida por um automóvel que tentou ultrapassar um ônibus, na avenida Antônio da Rocha Viana. “Sou mãe e imagino a dor da mãe de Marina. Sediar esse evento é importante para a Ufac, porque demonstra nossa preocupação com os números alarmantes de acidentes de trânsito, muitos dos quais com mortes. A universidade é palco constante de discussões de ações educativas, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão, com a execução de projetos que atendem nossa comunidade, levantando essa reflexão sobre o trânsito”, destacou a Guida.

A campanha “Maio Amarelo” tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Ao longo de todo o mês, o Detran promoverá programação diversificada de ações educativas em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, com a realização de blitz educativas, apresentação de peças teatrais, ações de conscientização em estabelecimentos comerciais, escolas, empresas e bairros, além de caminhadas.

Postado em: 4/5/2016