Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac recebe visita do governador do Estado para aula inaugural do Dinter em Saúde Pública

por Ascom-01 publicado 04/03/2013 15h15, última modificação 04/03/2013 19h41

A reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, recebeu nesta segunda-feira, 4, pela manhã, na Reitoria, a visita do governador do Estado, Tião Viana (PT-AC). Na ocasião, houve discussão sobre convênio a ser financiado, futuramente, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para consolidar e ampliar cursos de pós-graduação no Acre. O convênio atenderá a Ufac, o Governo do Estado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A seguir, a vice-reitora acompanhou o governador na aula inaugural que ele proferiu no auditório do curso de Medicina. A solenidade marcou o início do Doutorado Interinstitucional em Saúde Pública, uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP) e Ufac. Estiveram presentes o coordenador do Dinter em Saúde Pública da USP, Júlio Pereira, a secretária estadual de Saúde, Suely Melo, o coordenador do curso de Medicina da Ufac, Thor Dantas, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), Pascoal Torres Muniz, além de diretores de centro, coordenadores de curso, professores e alunos.

O doutorado em Saúde Pública conta com 21 participantes, distribuídos nas áreas de concentração de epidemiologia; saúde, ciclos de vida e sociedade; saúde ambiental; e serviços de saúde pública. As aulas serão realizadas durante uma semana intensiva por mês. No segundo ano, os doutorandos devem ficar um mês em São Paulo. No terceiro ano, dois meses, e, no quarto ano, seis meses para escrever a tese. Ao final, receberão diploma certificado pela USP.

Guida Aquino disse que a Ufac ganha com a parceria, no sentido de fortalecer o Centro de Ciências da Saúde e do Desporto e capacitar profissionais na área da saúde. “O foco desta gestão é a valorização das pessoas, através da qualificação profissional”, disse ela. “Esperamos que os alunos desse doutorado deem o melhor de si, para que possamos comemorar a formação de 21 doutores”, concluiu.

Aula inaugural

O governador Tião Viana proferiu a aula inaugural do Dinter em Saúde Pública USP/Ufac, intitulada “A construção de um sistema de saúde pública no Acre”. Ele debateu o conceito de saúde e analisou resultados em números referentes ao Programa Saúde da Família, Sistema Único de Saúde (SUS), programa de residência médica, programa de atendimento domiciliar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outras atividades realizadas pelo governo do Acre. “Alunos e professores podem se sentir donos da construção do nosso sistema de saúde”, ressaltou o governador, acrescentando: “É preciso coragem para romper com dogmas de saúde pública, pois não somos reféns de receitas empacotadas”.