Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac recebe visita do representante do Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão

por Ascom02 publicado 05/11/2015 11h05, última modificação 05/11/2015 12h32
Imigrantes brasileiros receberão atendimento psicológico através de videoconferências com professores da Ufac

Em uma ação pioneira, a Universidade Federal do Acre (Ufac) dá início ainda este ano à oferta de atendimento psicológico a cidadãos brasileiros residentes no Japão. O serviço, que é resultado de um acordo de cooperação interinstitucional com a organização não governamental Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão (Sabja), será garantido através da realização de videoconferências coordenadas por dois professores do curso de Psicologia da instituição.

Na manhã desta quinta-feira, 5, a administração recebeu uma visita de cortesia de representantes da Ong no Japão. Shinji Mogi, diretor-presidente do Sabja, e Erika Tamura, coordenadora de eventos culturais do Sabja, estiveram na Ufac para conhecer a realidade local da universidade e acompanhar os últimos detalhes para efetivação do serviço.

“O Sabja atua no Japão há 16 anos e nesse tempo não houve qualquer parceria nesse sentido com universidades ou outras entidades brasileiras que não a Embaixada. O serviço de assistência psicológica com fundamentação técnica e ética em língua portuguesa é essencial à comunidade de brasileiros residentes no Brasil, temos uma expectativa enorme”, diz Mogi.

No Japão, tem destaque o histórico dos crescentes níveis de distúrbios psicológicos entre brasileiros causados principalmente pela mudança de cultura, incluindo o excesso de trabalho e a distância da família.  Dados oficiais apontam que estejam no país, atualmente, 178 mil migrantes do Brasil e apenas oito psicólogos de mesma origem.

“O acompanhamento psicológico no Japão ainda é muito restrito, o profissional japonês não está preparado para atender essa demanda porque falta conhecer todo o contexto que envolve a comunidade brasileira naquele país que é uma minoria com história muito peculiar que mantém relações sociais, econômicas e emocionais em relação ao Brasil e ao Japão”, avalia a professora Patrícia Yano, que além de ser uma as coordenadoras do serviço, já pesquisou, em seu doutorado, o tema do estresse aculturativo nas famílias brasileiras do Japão.

Pelo acordo já assinado, o serviço será ofertado por meio de recursos tecnológicos segundo normas do Conselho Federal de Psicologia. Os atendimentos terão caráter de aconselhamento e orientações psicológicas, com o número máximo de vinte sessões síncronas e assíncronas (de acordo com a Resolução CFP 011/2012). Os interessados, que serão indicados pelo Sabja, deverão preencher um formulário de triagem e encaminhá-lo ao e-mail clipsiufac@gmail.com. O princípio do sigilo mantem-se assegurado.

“Esse acordo é resultado de um projeto de extensão inscrito pelo curso de Psicologia da Ufac. A previsão é que até o início de dezembro a gente já consiga garantir os primeiros atendimentos que serão realizados pelos professores Patrícia Yano e Rafael Auler”, afirma a coordenadora do curso de Psicologia da Ufac, Inez Maria Jalul. Além dos professores, dois graduandos do curso estão envolvidos nas atividades.

Além do reitor da Ufac, Minoru Kinpara, e da vice-reitora e assessora de Cooperação Institucional, Guida Aquino, recepcionaram os representantes da Ong no Japão o pró- reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa; a pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli; o pró-reitor de Administração, Thiago Rocha; e a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Filomena da Cruz.